Topo

Bala na Cesta

Em duelo de gigantes, Brasília supera Flamengo com autoridade e se aproxima do rival no NBB

Fábio Balassiano

22/02/2013 07h06

Por Jackson Alves, direto de Brasília (DF)

Os dois únicos campeões do NBB, os atuais líderes do campeonato e um público de mais de 16 mil pessoas no Nilson Nelson foram os ingredientes perfeitos para mais uma grande noite do basquete nacional. Numa disputa direta pela liderança do NBB5, a equipe de Brasília recebeu o Flamengo e ao fim da partida os candangos ganharam por 82-70, acumulando a nona vitória consecutiva. O Brasília continua na segunda colocação com 18-4, enquanto a equipe do Flamengo possui 21-2 e lidera o NBB 5.

No próximo sábado os candangos receberão a equipe do Tijuca, enquanto que a equipe carioca vai até Fortaleza enfrentar o Basquete Cearense.

O jogo começou frio, com as duas equipes cometendo muitos erros e abusando das bolas de três pontos (pra variar). O Flamengo abriu larga vantagem, mas depois de um toco de Alex em Olivinha Brasília fez  6-0 e voltou pro jogo, fechando o primeiro quarto perdendo de 15-13 para os cariocas. Na volta para o segundo quarto, a equipe da casa passou a errar um pouco menos e a apertar a marcação, aliado a um mau momento vivido pelo Flamengo no fim do período, virando o placar e terminando o quarto 37 a 31 para o Brasília.

Na volta do intervalo, o Flamengo chegou a reagir, aproximando-se no placar mas relaxando noutros momentos e mantendo a distância. O período terminou 57 a 51. No último quarto, a defesa forte e um contra-ataque eficiente de Brasília dificultaram as ações ofensivas do Flamengo. Desta forma, o time candango administrou a partida a partir da metade do último período, para conquistar a 18ª vitória no NBB, pelo placar de 82 a 70.

Quando questionado, Paulão, um dos destaques do jogo, anotando um duplo-duplo (17 pontos e 10 rebotes), comentou que "Nós ganhamos o jogo na defesa e também com o apoio dessa torcida maravilhosa que encheu o ginásio", afirmou. O atleta comentou ainda sobre sua adaptação e seu estado físico, "a cada jogo estou mais adaptado e preciso melhorar um pouco ainda a forma física. Vou parar umas duas semanas para recuperar o joelho". Já Nezinho, cestinha da partida com 18 pontos, falou sobre a torcida "que abraçou a equipe e serviu como um sexto jogador. Viemos muito concentrados para das esse presente a essa galera".

Para Olivinha, cestinha do Flamengo com 17 pontos, "faltou tranquilidade em certos momentos do jogo, principalmente no último quarto onde estávamos 4 pontos atrás, mas sofremos contra-ataques no início do quarto e desconcentramos um pouco. Contra o Basquete Cearense entraremos mais focados, mantendo a concentração ao longo dos 40 minutos". Caio Torres, que teve 14 pontos e 11 rebotes, "na hora em que estávamos recuperando tivemos erros bobos que nos fizeram dar uma caída e agora é bola pra frente pois ainda estamos em primeiro e temos que manter essa colocação para decidir em casa nos playoffs".

OPINIÃO
Com certeza foi uma grande festa e sem problemas extra-quadra. O apelo que foi feito ao longo de duas semanas foi respondido pela torcida brasiliense, que lotou o ginásio. Tecnicamente eu esperava mais das equipes, que mais uma vez abusaram das bolas de 3 pontos (Brasília – 7/28 e Flamengo 5/22) e erraram muito no ataque. A arbitragem dessa vez não foi protagonista, o que já algo raro. Resta saber agora se o Flamengo vai dar margem para que a equipe de Brasília se aproxime ainda mais, ou vai tomar as rédeas do campeonato novamente. Isso só o tempo dirá.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.