Topo

Bala na Cesta

No sufoco, Maranhão vence Guarulhos fora de casa e conquista primeira vitória na LBF

Fábio Balassiano

31/01/2013 23h34

Por Gustavo Belofardi, direto de Americana (SP)

No sufoco. Foi assim que o Maranhão Basquete conquistou a sua primeira vitória na Liga de Basquete Feminino. Jogando de forma muito apática, a equipe sofreu para derrotar a  jovem equipe do Guarulhos por 62-55 (25-30) jogando no Ginásio Municipal Milton Fenley Azenha, o Centro Cívico, em Americana-SP (sim, mesmo com Guarulhos como mandante o jogo foi disputado no interior de São Paulo mesmo).

"Não iniciamos bem a partida, mas conseguimos reagir e vencer. Não podemos começar jogando de forma apática, vamos corrigir os erros e buscar mais uma vitória no próximo jogo", afirmou Iziane, cestinha do time com 20 pontos.

No 1ª quarto, Guarulhos impôs ritmo forte pra cima das maranhenses. Apostando na marcação por pressão e nos contra ataques, a equipe paulista chegou a abrir 9-2, fato que fez o técnico Betinho pedir tempo. Maranhão ainda conseguiu equilibrar as ações, mas o placar final do quarto foi de 15 a 14 a favor dos paulistas. No 2º quarto, o cenário foi o mesmo: Guarulhos apostava nos erros da equipe maranhense (e foram muitos, para desespero de Barbosa, manager da equipe). Com ótimo participação de Joice Coelho (11 pontos, 5 rebotes e 2 assistências), Guarulhos terminou o 1º tempo vencendo por 30-25.

No 3º quarto, Maranhão voltou com postura diferente. O técnico Betinho, juntamente com o manager Barbosa (ambos na foto à esquerda), apostou na mesma arma da equipe paulista, a velocidade. E deu certo. Maranhão conseguiu equilibrar a partida e aproveitou os vários contra ataques deixados por Guarulhos. No final, empate por 46-46. No último quarto, prevaleceu a experiência da equipe maranhense. Maiss tranqüila, a equipe soube aproveitar a qualidade de Iziane (20 pontos, 8 rebotes e 5 assistências) para passar no placar e apenas manter a vantagem conquistada. No final vitória por 62-55.

A cestinha da partida foi a ala Iziane (20 pontos, 8 rebotes e 5 assistências). Outras que se destacaram foram Damiris (12 pontos e 12 rebotes – double-double) e Kelly (10 pontos, 15 rebotes e 2 assistências – double-double). Pelo lado da equipe paulista, o grande destaque foi a cubana Yulli(15 pontos e 8 rebotes).

Após a partida, o técnico Betinho fez uma análise sobre o jogo. "A equipe começou o jogo cometendo muitos erros e deixando a equipe de Guarulhos jogar. O time foi apático por alguns momentos, mas o importante é que conseguimos virar e vencer o jogo" disse.

Já o técnico de Guarulhos, Alexandre Cato, lamentou a derrota. "A equipe deixou de querer ganhar no último quarto, na minha visão a nossa equipe tinha condições de sair com uma boa vitória" disse.

Na próxima rodada, Maranhão encara a atual campeã da LBF, Americana, em duelo marcado para Ginásio Municipal Milton Fenley Azenha, o Centro Cívico, em Americana-SP, sábado (02 de fevereiro) às 11:00. Já Guarulhos mede forças com Ourinhos, no dia 14 de fevereiro, às 20:00, no Ginásio Monstrinho, em Ourinhos.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.