Topo

Bala na Cesta

Em jogo com muitos erros, Brasília leva a melhor e assume a segunda colocação do NBB5

Fábio Balassiano

29/01/2013 14h48

Por Jackson Alves, direto de Brasília (DF)

Nesta segunda-feira o Brasília e o Bauru fizeram um duelo direto na tabela de classificação no Ginásio da ASCEB. O time da casa venceu o com facilidade por 80-60 e, com a derrota do Uberlândia, encerra o primeiro turno na segunda colocação com 13-4, enquanto a equipe do Bauru possui 11-6 na quarta colocação, empatados com Pinheiros e Franca.

No primeiro quarto as duas equipes erraram muito no ataque. O jogo estava bastante disputado, mas isso não era convertido em pontos. Além disso as equipes tentavam muito da linha de três pontos sem eficiência. O resultado não poderia ser outro – o período terminou empatado em 12 pontos. No segundo quarto a equipe de Brasília voltou melhor, convertendo algumas bolas de três e passando a jogar um pouco mais dentro do garrafão, algo que Bauru não fez (continuou insistindo em bolas de três). Resultado: 35 a 19 para os brasilienses.

Na volta do intervalo o Bauru esboçou uma reação, onde chegou a uma diferença no placar de seis pontos, mas após tempo pedido pelo técnico José Carlos Vidal Brasília se acertou e, ao fim do período, ganhava por 52-41. O último quarto, o que teve maior emoção no jogo, mesmo com baixo nível técnico, reservou muita reclamações por parte dos dois times em relação a arbitragem, gerando uma série de faltas técnicas e antidesportivas (5 ao todo), dessa forma o Brasília mais tranquilo em quadra administrou bem e venceu por 80-60.

Os cestinhas da partida foram Alex e Nezinho com 17 pontos cada. Pelo lado do Bauru, o maior pontuador foi David Coleman, que anotou 16 pontos. Para Ronald, que anotou duplo-duplo (11 pontos e 11 rebotes) "foi um excelente jogo, apertamos muito na defesa e soubemos aproveitar as oportunidades no ataque, o Vidal tem cobrado muito uma defesa forte e estamos melhorando nisso". Já sobre a arbitragem "não acho que existiu as faltas, mas eles também erram, o importante é que ganhamos". Para Vidal, "não jogamos tão bem ofensivamente, mas apertamos muito na defesa, e mesmo com a reação deles no terceiro quarto soubemos aguentar essa pressão e acabou sendo aparentemente uma vitória fácil, mas não foi".

Para Guerrinha, técnico do Bauru, "não jogamos bem o primeiro tempo, mas iniciamos uma reação no segundo tempo e infelizmente, por diferença de critérios da arbitragem não conseguimos empatar no placar. O Brasília é merecedor da vitória, mas não por essa diferença. Pode creditar 15 pontos dessa diferença a arbitragem".

Na próxima quinta-feira, já em confrontos válidos pelo returno, os candangos recebem a renovada equipe de Franca e o time do interior paulista recebe a equipe de São José.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.