Topo

Bala na Cesta

Em casa, Americana derrota Santo André e se reabilita na Liga de Basquete Feminino

Fábio Balassiano

29/01/2013 11h40

Por Gustavo Belofardi, direto de Americana (SP)

A equipe de Americana se reabilitou na Liga de Basquete Feminino nesta segunda-feira. Com o apoio de mais de mais de 1200 torcedores, as donas da casa derrotou a equipe de Santo André pelo placar de 82-74 (42-29) em duelo realizado no Ginásio Municipal do Centro Cívico, em Americana. Antes do jogo, foi feito um minuto de silêncio em virtude da morte do ex-técnico da seleção brasileira masculina, Ary Ventura Vida, falecido na tarde de segunda-feira (28) no Rio de Janeiro e também das 231 vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria-RS. As atletas de Americana, inclusive. jogaram com munhequeiras pretas.

O jogo começou com Americana imprimindo um ritmo forte, abrindo logo 12-0 com apenas 2:30 de jogo, fato que fez a técnica Laís Elena pedir tempo. Santo André chegou a esboçar reação, mas as americanense fecharam o período em 25-16. No segundo quarto, Americana diminuiu o ritmo, mas conseguiu manter a boa vantagem conquistada no início do jogo. Com a tranqüilidade de Karla (17 pontos e 6 rebotes ao todo), a equipe da casa venceu por 42-29.

Na volta do intervalo, Santo André voltou com força em busca de diminuir a vantagem. O jogo ficou aberto, com Jaqueline (18 pontos e 4 rebotes) convertendo os pontos de Santo André e Sandora (12 pontos e 6 rebotes) anotando os de Americana para manter a diferença em 65-52 a favor das donas da casa. No último quarto o jogo esquentou. As pivôs Êga, de Santo André, e Mamá, de Americana, se estranharam em quadra, fato que fez o juiz da partida paralisar o jogo (tudo foi normalizado e nenhuma jogadora foi punida, nem com falta técnica). Santo André voltou com mais força e até venceu o quarto (22-17), mas não foi suficiente para tirar a vantagem conquistada por Americana durante o jogo. Placar final 82-74.

A cestinha de Americana e do jogo foi a ala norte americana Rooneka (24 pontos e 3 assistências – foto à direita). Pelo lado de Santo André, a ala Jaqueline foi a destaque Jaqueline (18 pontos e 4 rebotes). Destaque para a equipe andreense, que utilizou algumas meninas da base durante a partida, como a pivô Sassá (14 pontos e 7 rebotes) e a armadora Fernanda (10 pontos e 5 assistências).

Após a partida, o técnico Luiz Augusto Zanon comentou. "Fizemos um bom jogo, com momentos fortes e agudos. Poderíamos ter chegado na casa dos 100 pontos. Aos poucos vamos corrigindo alguns erros individuais e logo o time estará jogando mais solto e sempre com muita intensidade" disse.

Já a técnica Laís Elena, de Santo André, lamentou o início do jogo: "O 1º quarto foi crucial. A nossa equipe aceitou o jogo de Americana. Nos outros quartos, a equipe conseguiu equilibrar o jogo, porém não conseguiu buscar o resultado" disse

Na próxima rodada, Americana joga novamente em casa, diante do Maranhão Basquete, sábado (02 de fevereiro), às 11 horas (de Brasília). Já Santo André tentará se recuperar enfrentado o próprio Maranhão, só que na segunda-feira (04 de fevereiro) às 20 horas, em Santo André.

Mudanças
A diretoria da LBF anunciou duas alterações na tabela do campeonato. O jogo Guarulhos x Maranhão, marcado para Guarulhos, foi transferido para o Centro Cívico, em Americana, na quinta-feira (31), às 21 horas e Guarulhos x Americana, que também seria em Guarulhos, agora acontece no Centro Cívico, no dia 17 de fevereiro, às 10 horas.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.