Topo

Bala na Cesta

Números pra você responder à questão: Kobe Bryant tem arremessado demais na temporada?

Fábio Balassiano

22/01/2013 00h10

Você leu ontem aqui algumas declarações de Kobe Bryant sobre duelos contra Michael Jordan, LeBron James, Kevin Durant e Tracy McGrady. E desde que gravei o Podcast com Vitor Sergio Rodrigues eu prometo uma análise sobre os números do camisa 24 do Los Angeles Lakers, lembram? Pois é, chegou a hora.

Em primeiro lugar, vamos lá: não emitirei opinião alguma. Estarei aqui apenas como uma espécie de mediador. Coloco os números pra vocês analisarem, pra vocês se divertirem. Comecei com isso quando li, aqui e nas redes sociais que participo, que Kobe estaria chutando muito. Aí fui fuçar números de sua carreira, números bacanas mesmo, e cheguei a isso aqui que vocês verão abaixo.

Agora algumas explicações sobre os números que vocês verão daqui pra baixo. Peguei, desde a sua temporada de estreia, tudo relacionado a arremessos, e algumas contas bem interessantes (tempo de quadra, arremessos por jogo, chutes por minuto, o percentual de seus chutes em relação ao total dos arremessos do time, conversão em todas as temporadas, nome do técnico e resultado final da temporada).

Acabei retirando das planilhas que são as análises propriamente ditas as duas primeiras temporadas – em que Kobe era reserva e jogava muito pouco. Pontos interessantes para a análise de vocês:

1) Desde 2007-2008, quando o camisa 24 voltou a ter companheiros de nível (nas duas temporadas anteriores o armador era Smush Parker, e não vou falar mais nada depois disso), não há tanta variação assim no jogo de Kobe Bryant. Foram, em média, 21,3 arremessos por noite. Nesta temporada, ele tem 21,9. Na carreira, 21 por jogo.
2) Nos últimos cinco anos, Kobe arremessou, em média, 25,9% dos chutes totais do Lakers na temporada. Na carreira, o número é idêntico (25,6%). Nesse campeonato, 26,8%.
3) Só como título de comparação: Kevin Durant tem 29,5 pontos por jogo nessa temporada, chutando 18,4 bolas por noite ou 23,5% dos tiros do Oklahoma. LeBron James: 26,3 pontos, 18,5 arremessos e 23,1%. Carmelo Anthony: 29,2 pontos, 21,9 arremessos por noite e 21,5% do total dos Knicks. Números parecidos aos de Kobe, não?
4) Quando tinha 34 anos, Michael Jordan, campeão pelo Chicago contra o Utah no último título dos Bulls, teve 28,7 pontos, 46,5% de aproveitamento e arremessou 23,1 vezes por noite, 27,8% do total de seu time. Ao seu lado estavam Dennis Rodman, Scottie Pippen, Dennis Rodman, Toni Kukoc, Steve Kerr e Ron Harper.

Estão prontos? Vamos lá! Se precisarem, cliquem nas imagens para ampliá-las (e quando forem analisar, e essa será a única dica que darei, tentem pescar a combinação ELENCO + TÉCNICO)! A partir da segunda imagem, coloco em ordem do maior para o menor, ok?

 

Depois de ver isso tudo, responda na caixinha: Kobe Bryant está mesmo chutando muito nessa temporada? Ele é mesmo esse fominha todo? O cara é uma enganação, ou um gênio do basquete? Debate aberto!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.