Topo

Bala na Cesta

Técnico do mês de novembro na NBA, Avery Johnson é demitido do Brooklyn Nets

Fábio Balassiano

28/12/2012 15h00

LeBron James definiu muito bem no Twitter: "Avery Johnson foi demitido? Ele foi o técnico do mês passado, não foi? É como se o jogador do mês da NBA fosse demitido no mês seguinte". E, bem, foi o que aconteceu na tarde de ontem na melhor liga de basquete do mundo.

Eleito o técnico do mês de novembro, Avery Johnson, do Brooklyn Nets, foi demitido pela franquia na tarde desta quinta-feira após 14 vitórias em 28 jogos pela nova franquia de Nova Iorque (três vitórias e dez derrotas em 13 partidas em dezembro, quando as lesões vieram). Sem dúvida uma das mais controversas demissões que eu já vi no basquete.

Avery é um técnico muito, muito bom (levou o Dallas de 2006 às finais da NBA contra o Miami, lembram?), competente pacas e um viciado em defesa. Tentava transformar um time bem médio em um candidato ao título do Leste com a chegada de Joe Johnson, astro cujo ego é tão inflado quanto seu salário. Mas acabou esbarrando em alguém cujos poderes são maiores do que a gente consegue imaginar.

Este rapaz com a camisa 8 aí da foto é Deron Williams, e já foi responsável por "aposentar" Jerry Sloan do Utah Jazz há cerca de dois anos. Criticou duramente o trabalho de Avery Johnson em dezembro, dizendo que o time não estava jogando tão bem quanto poderia, e viu Avery cair. Coincidência, não? Não, certamente que não.

A imprensa norte-americana usou o termo 'quit' (desistiu) para descrever a relação de D-Will, que tem as médias de 16,6 pontos, 8 assistências, 39,8% nos tiros de quadra e 29% nos chutes de três pontos (piores números desde sua temporada de calouro, só isso…), com Avery Johnson, afirmando que Deron simplesmente ignorava as ordens do treinador. Ou seja: derrubou mais um.

Espero, sinceramente, que Mikhail Prokhorov, novo dono do Nets, não siga a cartilha dos seus compatriotas donos do futebol (Chelsea principalmente), que demitem técnico a qualquer sinal de (pra usar uma palavra que a imprensa dos EUA usou) desistência de suas principais estrelas. Deron Williams é apenas um jogador, e não faz o menor sentido uma equipe que está começando agora ceder às pressões para mantê-lo feliz e no controle das ações.

Agora começa a busca por um novo treinador. Alguém que acate as ordens não de Prokhorov e Jay-Z, os proprietários, mas sim do principal jogador do time. Phil Jackson? Stan Van Gundy? Qualquer um que for sabe que quem mandará ali não será o treinador, mas sim o camisa 8.

Tristeza, não?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.