Topo

Bala na Cesta

Começa hoje a Liga de Desenvolvimento - ótima oportunidade para jovens mostrarem valor

Fábio Balassiano

26/12/2012 12h33

Não sei se tem alguém que bate mais na tecla que jovens do Brasil precisam de espaço, tempo de quadra, jogos para evoluírem. Então tá. Começa hoje, com sedes em Brasília e Belo Horizonte, a segunda edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete (a primeira foi vencida pelo Flamengo, aqui no Rio de Janeiro, lembram?).

No site da Liga Nacional (aqui, aqui e aqui) você encontra mais informações, mas vamos lá. São quatro grupos, e os dois melhores avançam para a próxima fase. Aí os oito classificados serão divididos em dois grupos, que jogarão quadrangulares entre 9 e 11 fevereiro. Os dois melhores de cada chave avançam para a etapa final da competição, que será disputada nos dias 28 de fevereiro e 1/3 em Brasília, sede do Jogo das Estrelas do NBB. Abaixo os grupos:

Grupo A – Brasília (DF)
Londrina, Flamengo, Pinheiros e Limeira

Grupo B – Brasília (DF)
Brasília, Vitória/Faculdade 2 de Julho (Bahia), Franca, Palmeiras e Tijuca

Grupo C – Belo Horizonte (MG)
Bauru, São José, Ginástico/CETAF, Liga Sorocabana, São Luís Basquete (Maranhão)

Grupo D – Belo Horizonte (MG)
Minas Tênis Clube,  Vitória Basquete, Paulistano e Suzano

Ótima oportunidade para jovens como Gegê (campeão ano passado pelo Flamengo e atualmente integrando, com enorme talento o elenco adulto do rubro-negro) mostrarem ainda mais talento. Vale, também, a pena ficar de olho na turma de Franca (Leo Meindl, Lucas Mariano e Cauê Borges estarão em ação), na galera de Bauru (Ricardo Fischer e Gui Deodato, dois dos melhores jogadores desta geração, tentarão conquistar o título que quase veio em 2011), nos misa-tenistas Leonardo Demétrio, Bruno Irigoyen e no pinheirista Lucas Dias (nos próximos dias haverá um perfil dele por aqui). Para quem não lembra, fiz uma lista com os dez jogadores que mais poderiam brilhar no NBB5, e todos eles jogarão a LDB.

Oportunidade de ouro para a molecada, não? Torçamos para que realmente a próxima edição seja maior (pelo que consta, será) e que estes jovens jogadores tenham, de fato, cada vez mais espaço nos times do NBB.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.