Topo

Bala na Cesta

Spurs poupam estrelas em jogo da TV, e NBA promete punição - quem tem razão nisso?

Fábio Balassiano

30/11/2012 00h17

Rapaz, meus poderes de pé-frio estão atingindo proporções mundiais, hein. Ontem escrevi por aqui sobre a expectativa do jogão entre San Antonio Spurs e Miami Heat, na Flórida. E aí o que fez Gregg Popovich (foto), técnico dos texanos? Pouco antes do jogo ele anunciou que pouparia Tim Duncan, Manu Ginóbili e Tony Parker, suas três melhores peças, da peleja. Aí pronto, virou um pandemônio.

Primeiro, a explicação de Popovich (você pode ver o vídeo aqui): "Não fiz isso porque era o Miami Heat. Não há relação alguma com o adversário ou pelo fato de ser uma partida que passaria na TV (na TNT, uma das parceiras da NBA). Só fiz isso por causa do calendário. Você lida com ele (calendário) da maneira que achar melhor, da maneira que você julga mais inteligente para o seu próprio time. Se minhas principais estrelas tivessem 23, 24 anos, certamente minha decisão seria outra. Como não têm, é assim que lido com a situação. É muito fácil de entender", afirmou em entrevista pré-jogo.

Logo depois de ouvir a explicação, David Stern (foto à direita), comissário geral da NBA, soltou o verbo: "Peço desculpas a todos os torcedores da liga. Esta foi uma decisão inaceitável do San Antonio Spurs e punições substanciais virão a seguir. Peço desculpas sinceras".

Vamos ao que acho:

1) Popovich é uma mala, um cara que deve ser chato até quando vai ao mercado comprar pão, mas acho que só cabe a ele a decisão de poupar, ou não, seus jogadores – seja ele Tim Duncan, Tony Parker, Manu Ginóbili ou Matt Bonner. Ele é o técnico da franquia, sabe muito bem o que está fazendo e paciência. Goste-se ou não ele, ou da atitude, o fato é: o time é dele. Sua única preocupação é com o bem estar de seus atletas, com a forma física deles, e não com televisão ou coisas do genêro. Não sei se cabe discussão aqui.

2) Se isso não fosse argumento suficiente, vamos lá: na noite de quinta-feira o San Antonio faria o seu quarto jogo em cinco dias. Duncan (36), Manu (35) e Parker (30) já não são meninos atléticos. Não sei se há explicação mais razoável que essa, não. De todo modo, se precisar, é só olhar os minutos de Ginóbili nessa temporada: os 23,8 são os menores desde sua temporada de estreia na liga (com o francês acontece o mesmo), o que mostra que Pop tem controlado o temo de quadra do trio para tê-los frescos onde realmente importa – nos playoffs. Só pra refrescar a cuca: o Spurs perdeu no campeonato passado para o Oklahoma, cuja força física ajudou a amassar os texanos.

3) David Stern só pode estar maluco ao sugerir uma punição a uma franquia que decide poupar atletas. Popovich, insisto, é uma mala, fez questão de esfregar na cara da liga que acordos comerciais têm, sim, menos valor (ao menos pra ele) que opções técnicas, mas isso não dá razão a Stern para punir ninguém. Mídia e liga cansaram de (com perdão do termo) andar para os Spurs, chamando-os de chatos, velhos, ranhetas e bobos durante anos. O técnico decide poupar atletas em UM jogo e vem esse furacão? Não dá…

4) No momento que escrevo este post, o Miami vai PERDENDO dos reservas do Spurs por 42-41 (dois minutos por jogar no primeiro tempo). Vão falar alguma coisa agora?

E você, leitor, concorda comigo ou com Stern nessa? O San Antonio Spurs merece mesmo punição por ter poupado suas principais estrelas? Ou este é mais um devaneio de Stern, o comissário que proibiu hip-hop nos ginásios e ordenou que os atletas usassem ternos antes e depois das partidas? Comentem na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.