Topo

Bala na Cesta

Lakers dá outro vexame e perde a terceira em quatro jogos - time será a decepção da NBA?

Fábio Balassiano

28/11/2012 11h35

Podem dizer que estamos no começo da temporada (embora, diga-se, com quase 20% do certame jogado), que o time já trocou de técnico, que o armador titular mal jogou e o diabo, mas uma coisa é certa: é preocupante, sim, a situação do Los Angeles Lakers que conseguiu perder para o Indiana Pacers (sem Danny Granger) ontem, em casa, por bizarros 79-77 (a partida teve 37 erros somados e 10/47 dos três pontos).

Foi a terceira derrota nos últimos quatro jogos do time de Mike D'Antoni, a campanha está de novo no negativo (7-8), o aproveitamento nos lances-livres está baixíssimo (66,8%, o segundo pior da liga), mas o que preocupa mais são dois fatores que assolam os Lakers há anos: a dependência absurda de Kobe Bryant (o veterano da foto que jogou cheio de dor pra não deixar seus companheiros na mão ontem) e a falta de um banco de reservas minimamente decente.

Embora tenha chutado 12/28 e tenha desperdiçado dez bolas, Kobe terminou com 40 pontos e dez rebotes. O aproveitamento do Lakers, tirando seus arremessos, ficou em 25% na noite de ontem (12/48). Ou seja: o camisa 24 acertou a metade dos arremessos de TODA a equipe na noite de ontem. Na temporada, o craque tem 50,2% (sua melhor marca na carreira!) em 18,3 tentativas por noite. O restante do time, 43,8% e 77,1 chutes por jogo. Muita discrepância, não?

Outro ponto é o banco de reservas, o segundo que menos joga e pontua em toda a NBA (21,1 pontos em 13,8 por noite). É bem verdade que o veterano Antawn Jamison foi bem partidas recentes, mas o desempenho, nestes 15 jogos, é catastrófico. Ontem foram 2/15 (13,3%), e na temporada, 39,3%. Pouco, não? Uma boa solução, e já falo isso há um ano, seria trazer Pau Gasol do banco, pra ajudar os reservas na pontuação e em confiança. Mas pelo visto não será isso que acontecerá com o espanhol, que, é bom dizer, vive com seu nome nos rumores de troca da liga.

Kobe tem culpa no cartório, claro, pois sua sanha ofensiva sempre foi grande e domesticada apenas por Phil Jackson, mas está muito claro que a comissão técnica do Los Angeles Lakers precisa fazer com que seus companheiros se envolvam mais, tenham mais a percepção que são parte, sim, de um time que era cotado como um dos favoritos ao título da temporada mas que até agora é uma decepção só.

Será que tem solução?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.