Topo

Bala na Cesta

Dia histórico para o basquete brasileiro: Ceará, primeira equipe do Nordeste, estreia no NBB

Fábio Balassiano

24/11/2012 11h30

Dia 24 de novembro de 2012. Hoje é uma data histórica para o NBB em particular e para o basquete brasileiro de modo mais amplo. Quando pisar na quadra do ginásio Homero Santos contra o Uberlândia de Hélio Rubens, o Basquete Cearense se tornará a primeira equipe do Nordeste a jogar a principal competição do país.

Muito mérito para o guerreiro Alberto Bial (foto), que lutou como nunca para colocar Fortaleza no mapa do basquete brasileiro, ao patrocinador (a Sky) e aos atletas que farão parte deste momento bacana. Os resultados certamente não virão com toda força neste começo (o elenco treina junto há menos de três meses), mas acho que isso, sinceramente, é o menos importante.

"Para nós é um momento histórico e uma emoção muito grande fazer nosso primeiro jogo oficial no NBB. Ainda não estamos com a equipe pronta, pois temos jogadores chegando, mas acho que estamos no caminho certo", afirmou Bial ao site da Liga Nacional.

Ainda há muitas praças para a Liga Nacional entrar (Goiás, Rio Grande do Sul,Paraná etc.), e eu espero que a entrada do Ceará, que estreará em casa no dia 6/12 contra a Liga Sorocabana (será no ginásio Paulo Sarasate e provavelmente terá casa cheia), impulsione e encoraje equipes do Nordeste e de outras regiões a voltarem a investir no basquete brasileiro.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.