Topo

Bala na Cesta

Completos, Lakers perdem de desfalcado Dallas na estreia - time ainda não venceu na temporada

Fábio Balassiano

31/10/2012 08h03

Foram oito derrotas na pré-temporada, e todo mundo dizia que eram só amistosos. Então ontem foi pra valer. Na estreia do quinteto titular formado por Steve Nash, Kobe Bryant (ele atuou apesar dos problemas físicos), Ron Artest Metta World Peace, Pau Gasol e Dwight Howard, o Los Angeles Lakers conseguiu a façanha de perder para um Dallas Mavericks sem Dirk Nowitzki. Levou 99-91 e agora soma incríveis nove derrotas seguidas na temporada 2012-2013. Foi apenas a quarta vez que os Lakers abrem o campeonato com derrota em casa nos últimos 21 anos.

E de cara os velhos problemas apareceram. Kobe Bryant esteve ótimo nos arremessos (22 pontos em 11/14), Dwight Howard até que mostrou suas garras (19 pontos e oito rebotes até ser eliminado com seis faltas), mas o aproveitamento dos três pontos foi fraco (3/13), o de lances-livres foi patético (12/31 – Howard teve 3/14) e o banco de reservas pouco produziu (apenas 17 pontos em 56 minutos). Do outro lado, o armador Darren Collison brilhou com 17 pontos, mas foi muito bem coadjuvado por outros cinco atletas que tiveram 11 ou mais pontos. Os suplentes de Rick Carlisle, aliás, somaram 37 pontos em 89 minutos). Até Eddy Curry, vejam só, foi bem com sete pontos e quatro rebotes.

Nas entrevistas coletivas, Steve Nash, Kobe Bryant e Dwight Howard disseram que tudo isso faz parte do processo de entrosamento de um time novo, mas que evidentemente as coisas não estão saindo tão fáceis/naturais como deveriam sair. Nash foi muito bem ao resumir: "É um processo, mas ao mesmo tempo estamos enroladíssimos. Estamos fora de sintonia, e teremos mais alguns destes espasmos assim neste começo de temporada", afirmou o canadense, que teve  sete pontos (3/9 nos arremessos).

Para piorar a situação, os angelinos desembarcaram às 2h30 da madrugada de quarta-feira em Portland, onde logo mais enfrentam os Blazers (sim, dois jogos seguidos logo para abrir o certame). Nos retrospecto, quatro vitórias nos últimos 21 jogos de temporada regular no Rose Garden. Na quadra, um rival em renovação mas que conta com LaMarcus Aldridge, certamente um dos melhores alas-pivôs de toda a liga. Não seria um problema para o papel do time dos Lakers. Mas na prática, estamos vendo, a teoria está sendo outra. E por incrível que pareça, o jogo de hoje já pode ser considerado importantíssimo.

Caso perca, os Lakers jogariam o clássico de sexta-feira contra os Clippers com 0-2 e uma pressão imensa em cima do elenco e do fraco Mike Brown. Já dá pra se preocupar com a fase angelina? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.