Topo

Bala na Cesta

Com excesso de pivôs, fica a pergunta: o que fará Magnano nas próximas convocações?

Fábio Balassiano

11/10/2012 00h20

Nenê, Anderson Varejão, Tiago Splitter, Rafael Hettsheimer, Vitor Faverani, Lucas Bebê, Paulão Prestes, Fab Melo e Augusto Lima. Nove nomes. De cara, nove nomes. Sem pensar muito, nove nomes de alas-pivôs e pivôs brasileiros que têm feito sucesso lá fora e que são, sem dúvida, nomes a serem considerados na próxima convocação. Sei que ainda é cedo, mas ontem me peguei pensando nisso e resolvi compartilhar com vocês a dúvida básica: o que fará Magnano com esse montão de gigantes?

É óbvio que os três primeiros da lista, Nenê, Splitter e Varejão, levam vantagem pela experiência, talento e anos de Europa e NBA. Agora no Real Madrid, Hettsheimer foi fundamental no Pré-Olímpico de Mar del Plata ano passado e seria nome certo em Londres caso não tivesse machucado. Lucas Bebê tem ganho cada vez mais espaço no Estudiantes, e merece ser observado com carinho (o mesmo acontece com o jovem Augusto, no Málaga). Paulão Prestes teve ótima atuação no fim de semana pelo Gran Canarias e pode reeditar bons momentos na Espanha rapidamente.

Restam, pois, dois nomes mais complexos. Fab Melo parece ser uma baita promessa, mas ainda não engrenou no Boston Celtics. Seu nome foi, inclusive, cogitado para ir a D-League, a liga de desenvolvimento da NBA. Mas ninguém seria maluco de descartá-lo de cara para uma convocação de seleção brasileira, seria? O mesmo pode-se dizer de Vitor Faverani, considerado um dos melhores pivôs da Espanha na atualidade que se saiu com 27 de eficiência na segunda rodada da Liga ACB no fim de semana. Ele teve um problema grave com Rubén Magnano, mas acho que uma conversa franca, frente a frente resolve a situação. O cara é bom, e precisa ser testado. Simples assim.

São nove nomes, e teoricamente cinco vagas para pivôs (isso que nem coloquei os que atuam no Brasil e Cristiano Felício, uma das maiores promessas – o ex-jogador do Minas está tentando a sorte no Junior College, nos EUA, em um movimento que pode ser tão bom quanto perigoso para o andamento de sua carreira). Então vamos lá, querido leitor. Agora é a sua vez de Magnaniar aqui no blog.

Pensando com a cabeça do treinador, como você escolheria seus CINCO pivôs para a Copa América de 2013? Comentários na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.