Topo

Bala na Cesta

Com contrato renovado no Valencia, Vitor Faverani quer entrar de vez na elite da Europa

Fábio Balassiano

28/09/2012 11h55

Vitor Faverani terminou muito bem a temporada 2011-2012 na Espanha. Com o Valencia nas semifinais contra o Barcelona, impressionou Xavi Pascual, que fez de tudo para levar o pivô brasileiro de 2,10m e 24 anos para o clube azul-grená da capital da Catalunha. Mas Vitor incrivelmente recusou a oferta do Barça. Confiante no trabalho que vem fazendo com o exigente técnico Velimir Perasovic, ele preferiu ficar no Valencia, que renovou seu contrato até 2015 (leia mais aqui).

Mas é óbvio que com a renovação as cobranças tendem a aumentar – e muito. Titular da posição, queridinho (com justiça) do técnico e cobiçado pelos grandes da Europa, o ex-garoto enchaqueca tem papel fundamental de um Valencia que quer ganhar pontos para voltar a ser grande no continente (recentemente chegou às finais da Liga Europa, o que já é alguma coisa, mas falta disputar a Euroliga).

Faverani teve 6,9 pontos em 15,4 minutos por partida na temporada regular de 2011-2012, mas foi durante os playoffs que seu basquete explodiu. Recuperado de uma lesão no pé,  melhorou seus números para 12 pontos, 12 de eficiência e 22 minutos no mata-mata contra Lagun Aro e Barcelona.

E é justamente esta parte final do campeonato que todo mundo espera ver do camisa 13 na Liga ACB. De surpresa da temporada passada, Vitor Faverani precisa, neste campeonato que começa no domingo para os valencianos contra o Fuenlabrada, mostrar que pode ser o grande jogador que aparentou ser.

Se conseguir levar o Valencia aos playoffs como um dos líderes do time, ganhará (ainda mais) pontos com o técnico, torcida e até com Rubén Magnano, técnico da seleção brasileira com quem deixou de conversar em Murcia há cerca de dois anos.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.