Topo

Bala na Cesta

Coluna ExtraTime – É vencer ou vencer para o Los Angeles Lakers na NBA?

Fábio Balassiano

13/09/2012 10h07

Na semana passada, ouvi declarações interessantes de Chris Bosh, Kevin Durant e Derrick Rose sobre a próxima temporada da NBA. Os três falaram menos de seus times e mais sobre o time que o Los Angeles Lakers montou para o campeonato.

Segundo o trio, que certamente está tirando a pressão de si, o Los Angeles Lakers tem o melhor time no papel, o melhor quinteto titular, e surge como grande favorito ao título da temporada 2012-2013. E não dá para dizer que eles estão errados, não. Steve Nash, Kobe Bryant, Ron Artest, Pau Gasol e Dwight Howard formam um esquadrão de dar gosto, mas não sei se a famosa máxima de Francisco Horta, presidente do Fluminense na década de 70, vale. É mesmo 'vencer ou vencer' para os angelinos?

Para mim não resta dúvida que no Oeste é o melhor quinteto, e que tanto na parte técnica quanto na experiência os Lakers batem Spurs e até mesmo o Oklahoma City Thunder. O problema, em relação ao Thunder, é justamente a parte física, que pode e deve pesar horrores caso Mike Brown não saiba, como nunca soube, dosar os minutos de seu elenco. É bom lembrar: quatro dos cinco titulares dos Lakers têm mais de 30 anos, e a principal estrela da companhia ainda jogou as Olimpíada de Londres.

Do lado Leste, o Miami Heat tem um baita elenco, é o atual campeão da NBA, contratou Ray Allen para ficar no banco (que luxo, hein!) e terá um LeBron James ainda mais solto, mais espetacular do que o da temporada passada. Ou seja: a turma da Flórida estará ainda mais forte, ainda mais pronta para um eventual, esperado e animador duelo entre LeBron e Kobe na final da liga.

O Los Angeles Lakers é, sem dúvida, um timaço, mas acho que fala-se demais de um time que ainda nem começou a pré-temporada (já tem gente falando em bater as 72 vitórias do Chicago, gente…). É sempre bom lembrar que são 82 jogos e uma pancada de lesões durante a temporada. Ah, e Mike Brown no banco. Se não é esta baba que todo mundo canta em verso e prosa, o técnico, ex-Cleveland, está longe de ser uma sumidade no ataque (na defesa ele até que se vira).

E você, o que está esperando para a próxima temporada da NBA? Comente!

===============

Coluna originalmente publicada em 11.09.2012 no ExtraTime, site hospedado no UOL.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.