Bala na Cesta

Mais um pouco sobre a situação de Leandrinho, que está treinando no Flamengo

Fábio Balassiano

Nada de muito novo com a situação de Leandrinho na NBA. Nenhum time parece realmente interessado em contar com seus (bons) serviços, e com isso o ala, ex-Toronto, Phoenix e Indiana foi treinar no Flamengo (na foto, enviada pela assessoria do clube, ele está ao lado de Marcelinho Machado em treino realizado na Gávea – nesta terça-feira ele promete falar com a imprensa). E foi por causa de Leandrinho que fiquei cerca de duas horas conversando com um amigo bem influente na liga norte-americana.

Depois do papo, pedi para que ele me enviasse um resumo da situação do brasileiro. Não posso citar o nome dele, mas o cara trabalha na NBA há mais de 20 anos, conhece muito sobre essa relação franquia/jogador e já conversou com Leandrinho algumas vezes. Vamos lá:

“Fala, Fábio. A situação do Leandrinho realmente é uma das mais desconfortáveis para um jogador de seu calibre. E se digo um 'de seu calibre' é porque por aqui todos sabemos que seu talento é altíssimo. Quando teve funções definidas, em Indiana e Phoenix, principalmente, desempenhou bom papel e foi reconhecido por isso. Ninguém é eleito o melhor reserva da NBA, faz mais de 18 pontos de média em uma temporada e joga final de Conferência com brilho se não tiver talento. Portanto, sua questão está longe de ser técnica.

O que acho que houve foi um erro de avaliação do cenário do basquete neste ano. Acabamos de passar por um locaute, e as franquias teriam que se adequar às novas regras do acordo trabalhista. Com isso, quase todo mundo teve que correr como louco rumo ao limite salarial, não podendo estourar tanto como nos últimos anos. Some-se a isso a Olimpíada de Londres, e a situação de Leandrinho se agravou horrores.

Não que ele não mereça um salário alto, mas talvez o momento não seja, digamos, propício para se arriscar muito. Se não fosse o desespero do Lakers em dar um time decente para Kobe Bryant, garanto a você que Steve Nash ralaria muito para ficar com um salário acima do oferecido aos veteranos (tirando o desesperado do Toronto, claro). Isso pra ficar em apenas um exemplo. Talvez, portanto, o mais recomendável para Leandrinho tivesse sido aceitar uma oferta baixa por um ano, para no final da temporada 2012-2013 pleitear algo. Seria o famoso plantar pra colher lá na frente, no médio ou longo prazo.

Agora, pelo que eu vejo das franquias da NBA, a situação piora, e acho se ele assinar pelo mínimo já será um lucro danado. E é com este desespero de Leandrinho que os times da liga agora acabam jogando. Há ótimos jogadores sem contrato ainda (Pietrus, Davis, T-Mac), e quanto mais as equipes 'cozinharem' a situação, menor pagarão por estes atletas. É cruel, mas é assim que funciona, posso te garantir.

Comentou-se muito a possibilidade de Leandrinho ir para os Lakers, na vaga que foi ocupada pelo Meeks, ex-Sixers, mas não sei se seria uma boa. Conforme disse acima, ele precisará jogar muito bem para voltar a ter o valor de mercado que realmente merece. Ou seja: tempo de quadra e liberdade para pontuar, sua principal qualidade, serão fundamentais. Por isso, é muito mais prudente, não para agora, mas sim para seu futuro na liga, que ele encontre uma franquia média, fraca mesmo, em que possa jogar 25, 30 minutos e registrar bons números.

Não dá pra dizer que a temporada 2012-2013 já está perdida para Leandrinho, mas é bom ele ampliar seu olhar neste momento. Todo mundo por aqui, e insisto nisso, conhece seu talento, mas faltam dois meses para a temporada e ele está sem clube. Ou seja: é o desespero do atleta que precisa de um time contra elencos praticamente montados que podem 'cozinhar' um grande jogador para pagar bem menos do que ele realmente vale. Jogar em um Bobcats, em um Cleveland, em um Orlando Magic (talvez o principal time para bancá-lo neste momento) seja o mais recomendável.''

Concordam com a análise do meu amigo? Comentem na caixinha!

  1. Papan

    12/09/2012 11:43:07

    Acho melhor ele jogar em um time médio ou pequeno na NBA, assim ficará mais tempo em quadra e poderá mostrar mais o seu potencial, acho que o ponto fraco do Leandrinho são os arremessos de 3 pontos, se ele treinar mais isto, irá melhorar e muito.....

  2. Cinco motivos para entender por que Leandrinho ainda não tem clube na NBA - Vinte Um - Basquete por Giancarlo Giampietro

    12/09/2012 08:08:49

    [...] isso para…? Segundo um informante do Bala, Leandrinho teria de procurar algum time mais fraco neste ano, em busca de números e exposição. [...]

  3. Leandrinho admite contato de Lakers, Suns e Nets, mas não traça prazo para voltar à NBA | Bala na Cesta

    11/09/2012 16:48:12

    [...] 4 Mais um pouco sobre a situação de Leandrinho, que está treinando no Flamengo 30 [...]

  4. Jose da Periferia

    11/09/2012 16:28:50

    Ola..............claro que conseguiria............1,5mi/ano.?..........no flamengo?.......é capaz do flamengo oferecer 10mi/ano.............o dificil é receber......nem a luz o pessoal anda pagando........o flamengo virou o pais das maravilhas(aguardando a Alice........o cache ainda não foi pago)

  5. Guss

    11/09/2012 16:13:04

    A decisão dele não é nem um pouco fácil, não é a toa que ainda é um free agent. Por um lado, poderia aceitar o salário mínimo e jogar pelo Lakers, onde teria uma grande chance de ser campeão da NBA, o que seria um grande feito para ter para sempre em seu currículo. Por outro lado, como o Sávio comentou, ele abriria um péssimo precedente para seus colegas de profissão pois, involuntariamente, contribuiria ainda mais para a prática de "cozinhar" bons jogadores para forçar o acerto pelo salário mínimo da liga. Repito, decisão dificílima.

  6. Marcia

    11/09/2012 16:01:33

    O Leandrinho se fez na base de um físico privilegiado (um biotipo longilíneo e muita velocidade), mas tecnicamente é um bom jogador, só isso. Mas, pra mim, o que agrava o status dele como jogador é a falta de inteligência. Parece que ele não entende o jogo, não percebe os momentos da partida, toma muitas decisões erradas, algumas decisivas. Uma pena... Não acho que ele, hoje, seja muito útil em equipes top europeias ou da NBA. Na Europa, principalmente, assim como aconteceu na seleção brasileira, suas decisões equivocadas podem comprometer o resultado da partida.

  7. Fábio Balassiano

    11/09/2012 15:53:08

    acho dificil. em breve entrevista sobre o assunto com ele...

  8. Anderson

    11/09/2012 15:40:29

    O Leandrinho é bastante respeitado na NBA e por isso é considerado o melhor FA disponível. Acho que ele não conseguiu se adequar a nova realidade salarial da NBA. O Sormani fez um cálculo "por cima" que mostra que aqui ele pode ganhar um valor igual ao mínimo de veterano da NBA, além de ficar perto da filha. Talvez ele considere ficar esse ano no Flamengo esperando uma oportunidade durante a temporada. Sobre sua última temporada, apesar de ruim na defesa, quando estava em quadra, ele foi designado para marcar o Lebron o que demonstra que ele não era tão ruim quanto falamos. Apesar de ser banco e ter chegado em março, normalmente ele ficava em quadra no último quarto, quando os jogos deveriam ser definidos,o que demonstra que o técnico tinha confiança nele.O problema é que ele foi mal nos playoff, o que reduziu sem valor. $ 6 milhões é muito, mas se o Delfino conseguiu $ 3 milhões o valor do Leandrinho poderia ser perto desse.

  9. Diogo

    11/09/2012 14:48:07

    Falar sem conhecer é facil, ne? pra mim, mala é vc.

  10. Guss

    11/09/2012 13:58:59

    Quem acompanha NBA pra valer sabe que o Leandrinho é jogador de altíssimo nível sim. Teve temporadas irregulares, é verdade, mas o saldo na balança é muito positivo e os torcedores americanos sabem disso. O que me impressiona é a quantidade de comentários claramente ressentidos com o fato dele ter, no passado, se recusado vestir a camisa da seleção. Todos aqui sabem muito bem as condições a que os atletas brasileiros são submetidos (não é mesmo, seu Rinaldo?) e ainda assim, quando algum deles escolhe o profissionalismo da liga americana ou européia ao "amor a pátria" que nunca os apoiou sequer minimamente, são logo tachados de mercenários. Não é por aí, esse tema é muito mais complexo do que qualquer discussão sobre patriotisimo pode presumir. Leandrinho é um bom jogador e tem lugar garantido na minha seleção (e, certamente, na da maioria).

  11. Zack Batista

    11/09/2012 13:33:53

    É uma pena a situação q o Leandrinho se encontra, jogador muito útil para qualquer franquia. Concordo com as afirmações de Rubéns Magnano outro dia sobre Leandrinho - Tem uma grande capacidade de pontuação e ainda e veloz. Digo mais, tem uma capacidade de definição acima de muitos q estão na NBA. Agora pagar o sálario de U$ 7 milhões na temporada acho bem difícil. Ainda vejo um jogador de franquia para receber de U$ 3 a 4 milhões por temporada, é de qto recebem os jogadores de ponta na Europa. Vejo os Suns e Cavs como boas opções para ele, espero q se resolva logo, logo...

  12. Mateus Daitx

    11/09/2012 13:30:20

    Acho que o Leandrinho provavelmente está com duas possibilidades mais concretas: jogar menos num time com chances de ser campeão (Lakers) ou ganhar mais tempo de quadra em um time menor pra mostrar serviço este ano e buscar mais grana no ano que vem. Claro que uma coisa não invalida a outra: teve uma pá de gente que foi campeão tendo papéis menores nos seus times e saiu dali valendo ouro só porque tinha anel no dedo, então mesmo ir para Los Angeles esse ano por salários baixos poderia ser um "investimento" no futuro.

  13. Mateus Daitx

    11/09/2012 13:26:43

    Dá pra você dizer baseado em quais fatos tu formou esta opinião sobre o Leandrinho? Tá chovendo de gente criticando ele e o Nenê sem nunca dizer de onde tirou suas opiniões, e quando falam ainda por cima é inconsistente e hater.

  14. Paulo

    11/09/2012 13:04:57

    E o Leandrinho conseguiria essa quantia pelo Flamengo? Eu acho que não...

  15. Ricardo F.

    11/09/2012 12:49:03

    Creio se seja uma boa dar esse "gelo" no leandrinho...pra ver se ele para de se achar o dono do mundo...Tem muito time que ele s encaixaria...bobcats, bucks, gold state, blazers, magics... O cara quer o que???? Jogar de titular no thunder e nos lakers ????

  16. Bruno

    11/09/2012 11:29:57

    Sinceramente acho o Leandrinho um jogador mediano,que teve seu brilhareco no Suns e depois nunca mais jogou nada;na seleção então foi um fiasco total,nem merecia ter ido para Londres.Acho que se ele conseguir jogar na Euroliga está de bom tamanho,se eu fosse dirigente de algum time da NBA,só levaria o Leandrinho como última opção.Acho que o futuro que cabe a ele é jogar no NBB mesmo..pelo menos jogando aqui ele ainda tem o status de 'jogador de NBA''..

  17. Daniel

    11/09/2012 11:24:36

    Não sei pq o pessoal que está comentando aqui tem tanta raiva do Leandrinho. Compará-lo com a Iziane é completamente insano... eles não tem nada a ver. O Leandrinho assumiu a posição de tentar definir na seleção por não ter esse jogador no time. Não deu certo, tomou uma bronca do Magnano e mudou o estilo. Já a Iziane sempre foi egoísta e individualista. Se acontecesse o mesmo, era capaz dela sair dando entrevista soltando os cachorros no treinador, como já fez várias vezes. Deixem o cara em paz, ele ralou e merece essa valorização. Daí as franquias não quererem pagar é outra história.. Só espero que ele se de conta da situação das franquias e tudo mais e aceite um contrato menor.. Ele tá naquela fase (e idade) de mudança de estilo de jogo, (menos explosão, mais cabeça). Seria interessante que ficasse na NBA pra poder continuar a evoluir.

  18. Fabio Saldanha

    11/09/2012 11:12:25

    Concordo. A ultima temporada dele foi das piores. Eu mesmo lembro de vários jogos, onde no final do jogo a equipe dele com o placar empatado. Ele arremessando de 3, e a bola nem sequer encostar na tabela risos...air ball. O jogo contra o Jeremy Lin é um exemplo.

  19. Juliano

    11/09/2012 10:11:57

    Puts, que situação... mais ainda acho que é melhor assinar pelo mínimo, quanto poderiam pagar por ele no Brasil, Bala? Acredito que seja ainda menos.E na Europa talvez ele não seja assim conhecido...Legal esse teu contato, Bala tá influente... coisa fina!Acredito, ainda, que se está difícil ficar nesta temporada na NBA, se ficar de fora, ficará muito mais difícil voltar futuramente, aí já era...Abraço!

  20. Fábio Balassiano

    11/09/2012 09:57:23

    fala, ricardo.ele é da nba. nao pode ficar falando assim de jogador, entende?abs

  21. ricardo mendes

    11/09/2012 09:56:19

    Bala, legal o post, mas acho estranho não citar o nome do amigo, fica algo meio duvidoso né....acho que perde um pouco a credibilidade....bom, de qlquer forma é uma analise bacana e torço para o leandro se dar bem na sua volta ali..

  22. Fábio Balassiano

    11/09/2012 09:30:04

    minimo seria 1,5 mi/ano. abs

  23. Udson

    11/09/2012 09:26:18

    o Leandrinho nunca está satisfeito em nenhum lugar, o cara esnobou ate quando pode a seleção brasileira, e foi chamado por falta de outras opções.mas sem duvida é um jogador muito ingrato, e deve ser um tremendo de um mala.

  24. Fábio Balassiano

    11/09/2012 09:23:53

    1,5 mi/ano

  25. Gil

    11/09/2012 09:22:56

    Bala, como é o contrato mínimo?valeu.

  26. CESAR

    11/09/2012 08:54:18

    Bom dia Bala!Por favor poderia me explicar o que significa quando dizem que o leandrinho deveria aceitar um ``contrato minimo´´.

  27. Danilo

    11/09/2012 08:52:19

    Li um texto no Bola Presa agorinha e agora complemento com este.O sentimento sobre Leandrinho na NBA é este mesmo: é um bom cara, melhor do que simplesmente mediano, mas não tanto quanto tem pedido de salário. Os times estão com medo de bancar. Franquias de contas bem saneadas estão de olho na crise que freou o consumo de entretenimento nos EUA e não estão dispostas a fazer loucuras. E mesmo os magnatas bilionários donos de franquias como Dallas, Knicks e Nets andaram perdendo alguns bilhões em outros negócios e agora vão segurar as pontas antes de investir alto em jogadores que não são estrelas.Ele provavelmente vai ficar até o começo da temporada sem contrato, até que apareça um time com deficiências na 2 e ofereça um contrato um pouco acima do mínimo.

  28. Raphael Vieira

    11/09/2012 08:32:48

    Na minha opniao ele devia ir pro Bobcats, ou pra qlq equipe na qual ele tenha tempo de quadra, ai ele joga bem essa temporada e pode conseguir um contrato bom ano que vem. Alem do mais acho que é melhor ser um dos destaques de um Bobcats da vida do que ser reserva num Indiana ...

  29. Jose da Periferia

    11/09/2012 08:16:13

    Ola...........o Leandrinho parece a Iziane do masculino............muitos falam que o rapaz faz e acontece............sinceramente não vejo isso..........na seleção(assim como Iziane)ele nunca foi o cara que decidiu(apesar decarregar o nome de Leandrinho da NBA).............a ultima temporada dele na NBA foi bisonha.......ele não esta despertando interesse por não jogar nada ultimamente..................não tem isso das franquias ficarem esperando a desvalorização do cara(em qualquer lugar do mundo se o cara é bom ele é contratado)...........ele pode pedir pouco e mesmo assim não vai aparecer ninguem................o problema é tecnico........o estilo de jogo dele tambem não ajuda.....corredores não estao em alta no baquete atual.........o momento é da bola trabalhada.

  30. Rômulo Noronh

    11/09/2012 07:55:54

    Esse seu amigo da NBA não deve assistir às partidas. O Leandrinho não tem jogado nada, é um "2" muito fraco. Não defende e não produz nada no ataque. Quem viu a Olimpíada, na qual ele não merecia estar, viu que ele afundou a equipe do Brasil. Que ele não vá para o Orlando não, pois o Magic possui dois ótimos jogadores na posição.

  31. Alex Figueiredo

    11/09/2012 07:53:00

    Pelo andar da carruagem ele vai ficar é na NBB mesmo. Triste fim de NBA pra ele.

  32. Julio Pesquisa

    11/09/2012 06:27:50

    Me ocorreu que se o NBB5 fosse especialista em marketing tentaria ter um campeonato com grandes estrelas e o Leandrinho poderia ser um fator para divulgar o campeonato, dar destaque na midia, abrir espaço comercial, atrair público. Ele e outros bons jogadores que estão na mesma situação dele nos EUA, Europa. Mas estamos muito, mas muito longe disso. Espero que com 18 times não tenhamos um campeonato totalmente desequilibrado com jogos com diferenças enormes.

  33. Sávio Luiz

    11/09/2012 02:19:57

    Se o cara aih tá falando do BAron Davis, qnd se referiu a esse Davis, alguém precisa avisar q o cara tah machucado.. ;)O Hoopshype coloca o Leandrinho como top 1 free agent.. Se ele for jogar pelo vet minimum vai abrir um precedente pra muito cara bom K-Mart, Okur, Barnes, Pietrus soh ganhar isso também.. Complicado..

  34. bigmanrj

    11/09/2012 01:37:21

    sobre o conteúdo deste post, eu repito o que eu havia dito no post anterior (Sem contrato, brasileiro Leandrinho pode ficar de fora da próxima temporada da NBA - dia 14.08) sobre o Leandrinho:bigmanrj14/08/2012 às 12:02Leandrinho jogou umas 2 temporadas pelo PHX totalmente desmotivado e sem nenhum compromisso. Isso se repetiu em Toronto, um pouco menos, mas suas decisões, em grande parte, foram bizonhas. Seus chutes de 3 não foram mais os mesmos. Ele regrediu desde que foi o 6o homem.Em Indiana, ele tentou voltar a velha forma, apesar de suas decisões melhorarem, ele continuou com um péssimo aproveitamento, tanto nos chutes de 2 quanto de 3.Por isso ele não encontra mais espaço na NBA. Tomara que ele tenha humildade e sorte (caso apareça) para aceitar um contrato mínimo este ano e se sacrificar neste verão nos treinamentos. (principalmente de finalização) para que seja valorizado.O seu grande contrato já passou.

  35. Enéas Lima

    11/09/2012 01:32:51

    Belo post e como seu amigo disse o famoso "cozinhar" das equipes da NBA pras feras abaixarem a pedida salarial do jogador só deve aumentar os boatos. Tipo, o Leandrinho sem contrato com nenhuma equipe da NBA poderia disputar alguma partida por alguma equipe brasileira, tendo ela pagando o tal "seguro"?E não atuando na NBA, nao sei se a Liga Endesa seria uma boa pro Leandrinho. Já que é uma das melhores ligas na Europa. E um caso semelhante ao dele e que ainda esta sem equipe é o Rafael Hettsheimmeir.

  36. bigmanrj

    11/09/2012 01:25:44

    Se esse rumor de que ele deseja 6 milhões por temporada e anos de contrato for verdadeiro, ele deveria procurar um psiquiatra.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso