Bala na Cesta

Lucas Bebê tem ótimo desempenho em amistoso – será esta a temporada dele?

Fábio Balassiano

A temporada 2012-2013 da Liga ACB espanhola começa no final do mês (em 29 de setembro, aniversário deste escriba, diga-se de passagem), mas enquanto os jogos oficiais não começam, as equipes fazem aqueles amistosos famosos pra esquentar as baterias. E ontem em Guadalajara (Espanha mesmo) houve um bastante interessante. Rivais de cidade, Real Madrid e Estudiantes duelaram, com vitória do Real por 78-75 em uma grande atuação de Nikola Mirotic (21 pontos).

O mais interessante, para os brasileiros, foi verificar a atuação de Lucas Bebê, pivô que teve poucas chances na temporada passada mas parece bem dentro do planejamento da equipe para este ano. Saindo do banco, ele teve nove pontos, seis rebotes e dois tocos, ganhando destaque da imprensa espanhola (no site da ACB espanhola, ele foi descrito como “a autêntica sensação da partida, mostrando seu potencial e registrando várias jogadas espetaculares na quadra''), do site de seu clube, o Estudiantes, e elogios de seu técnico, o exigente Txus Vidorreta.

Conforme o próprio Vidorreta disse ao site do Estudiantes, Lucas deve ser a primeira opção de banco entre os pivôs da equipe, e seu tempo de quadra deve ser bastante considerável para um time que deveria estar jogando a segunda divisão nesta temporada (só não caiu de fato porque os dois que ascenderam da segunda divisão não tiveram grana para bancar a caríssima Liga ACB).

Torçamos para que Lucas Bebê mostre, enfim, seu jogo, tenha tempo de quadra e consiga desempenhar bom papel pelo Estudiantes (espero, sinceramente, que ele tenha evoluído taticamente, psicologicamente e principalmente tecnicamente de um ano pra cá). A Copa América de 2010, quando ele foi uma das sensações do torneio disputado no Texas, ainda está na memória – e quem viu sabe quão dominante defensiva e ofensivamente ele pode ser.

O problema é que depois da Copa América vieram momentos não tão bons, como o Mundial Sub-19 da Letônia e uma temporada, a passada na Espanha, em que ele foi praticamente esquecido no time adulto. Isso, é bom lembrar, com uma chance de ele participar do Draft da NBA (seu nome foi retirado um dia antes da seleção dos universitários de 2011).

Fica a pergunta: será que esta será A temporada de Lucas Bebê na Espanha? Comentem na caixinha!

  1. Flora

    17/09/2012 20:37:58

    Que pressão que esse menino sofre. Obvio que ele tem mil coisas pra evoluir, ainda mais se a base das analises são quando ele tinha 19 anos. Calma né gente. Parecem querer que ele tenha maturidade de um jogador formado. Talento todo mundo sabe que ele tem. Que evolua e consiga brilhar.

  2. bigmanrj

    11/09/2012 01:22:30

    Quem sabe até o NBB55. Sou um eterno otimista.

  3. Flavio

    10/09/2012 16:34:36

    Desde 2010 sabemos do potencial do Bebê para esse tipo de jogada (rebote ofensivo e cravada, tocos), isso sempre esteve no "DNA" dele, mas ele precisa evoluir em muitos outros aspectos. Vamos torcer.

  4. Raul D'Avila

    10/09/2012 15:42:22

    Lucas Bebê tem 2,12, um bom arremesso de média, é dominante nos rebotes e joga bem defensivamente. No mês de julho completou 20 anos. Não se pode exigir que jogue como um jogador de 26, 27 anos. Tem muito a evoluir, bem cuidado pode surpreender e 9 pontos no basquete espanhol, com todas as trocas que fazem na Europa é muito ponto. Tomara que evolua na proporção direta da confiança que Rubén Magnano tem nele.

  5. Fábio Balassiano

    10/09/2012 14:08:13

    Só qdo a Liga e o basquete se consolidarem aqui. Demora horrores...

  6. John Urzeda

    10/09/2012 11:01:08

    Sem dúvida Flavio. Temos q ir com calma. Mais eu vi o jogo e te garanto que ñ foi nenhum exagero da imprensa. Foram apenas 16 minutos pra ser o segundo mais valorado do time, com uma cravada em um rebote ofensivo pra cima do Begic sensacional e um toco no Rudy Fernandez q deixou a galera de boca aberta. Contra Murcia o Lucas tb jogou mto deitou e rolou pra cima dos pivots. É dificil q com 20 anos ele tenha uma grande constancia em suas atuações. Mais o q comentam por aqui e o que eu tb penso que dentro de 2 a 3 anos o Bebe tem tdo pra ser um pivot dominante nível ACB. Com 20 anos brigando de igual pra igual com Reyes, Begic..etc. A expectativa sobre ele é grande. Pra nossa sorte é claro! Mais é isso msm. tempo ao tempo.

  7. Hauser Palhão

    10/09/2012 09:54:08

    FÁBIO, TE FAÇO UMA PERGUNTA. QUANDO NOSSO BASQUETE CONSEGUIRA REPATRIAR ESTES MENINOS QUE FAZEM SUCESSO LÁ FORA ? ABRAÇO.

  8. Felipe de Itu

    10/09/2012 09:48:36

    Fábio, até onde sei (espero, sinceramente, que ele tenha evoluído taticamente, psicologicamente e principalmente tecnicamente de um ano pra cá) deveria ser (espero, sinceramente, que ele tenha evoluído tatica, psicologica e principalmente tecnicamente de um ano pra cá). Abç

  9. Fábio Balassiano

    10/09/2012 09:37:13

    Grande relato, adevanir! Muito obrigado e contribua sempre!

  10. Flavio

    10/09/2012 09:34:09

    Sei que nem tudo no basquete aparece nos números das estatísticas, mas fica difícil imaginar "várias jogadas espetaculares" em 9 pts, 6 rebotes e 2 tocos, parece exagero da imprensa. Por que não dizer que ele fez uma partida promissora? Parece mais razoável. Não acho que esse ufanismo por conta de um jogo amistoso em que o garoto teve uma boa (apenas boa) atuação seja positivo para ele. A temporada nem começou ainda. Pés no chão é bem melhor!

  11. Luiz

    10/09/2012 08:22:54

    Boa noticia . Confesso que ja temia pela carreira deste rapaz. Estava meio sumido.Acredito que tenha até mais potencial que o Fab Melo (que esta temporada terá melhores "professores"), pois parece ter mais recursos ofensivos e ser bom defensivamente.

  12. Adevanir

    10/09/2012 04:57:01

    Bala, sou ex-jogador no Brasil (há muito tempo né....) vivo na Espanha e acompanho ao vivo em Murcia os jogos locais e pela TV os demais. O ano passado, o Lucas praticamente nem entrou nas partidas, por isso minha imagem dele era preocupante. Ontem, foi uma surpresa agradavl ver a partida que ele fez. E temos que lembrar que os juizes anularam sem motivos talvez a melhor jogada dele. que dariam 2 pontos mais ao Estu. Ele subiu detras do pivo adversário no rebote e enterrou a bola...... apitaram preigo de gol........rsrsrsrsr....... Abraço.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso