Topo

Bala na Cesta

Lucas Bebê tem ótimo desempenho em amistoso - será esta a temporada dele?

Fábio Balassiano

10/09/2012 00h43

A temporada 2012-2013 da Liga ACB espanhola começa no final do mês (em 29 de setembro, aniversário deste escriba, diga-se de passagem), mas enquanto os jogos oficiais não começam, as equipes fazem aqueles amistosos famosos pra esquentar as baterias. E ontem em Guadalajara (Espanha mesmo) houve um bastante interessante. Rivais de cidade, Real Madrid e Estudiantes duelaram, com vitória do Real por 78-75 em uma grande atuação de Nikola Mirotic (21 pontos).

O mais interessante, para os brasileiros, foi verificar a atuação de Lucas Bebê, pivô que teve poucas chances na temporada passada mas parece bem dentro do planejamento da equipe para este ano. Saindo do banco, ele teve nove pontos, seis rebotes e dois tocos, ganhando destaque da imprensa espanhola (no site da ACB espanhola, ele foi descrito como "a autêntica sensação da partida, mostrando seu potencial e registrando várias jogadas espetaculares na quadra"), do site de seu clube, o Estudiantes, e elogios de seu técnico, o exigente Txus Vidorreta.

Conforme o próprio Vidorreta disse ao site do Estudiantes, Lucas deve ser a primeira opção de banco entre os pivôs da equipe, e seu tempo de quadra deve ser bastante considerável para um time que deveria estar jogando a segunda divisão nesta temporada (só não caiu de fato porque os dois que ascenderam da segunda divisão não tiveram grana para bancar a caríssima Liga ACB).

Torçamos para que Lucas Bebê mostre, enfim, seu jogo, tenha tempo de quadra e consiga desempenhar bom papel pelo Estudiantes (espero, sinceramente, que ele tenha evoluído taticamente, psicologicamente e principalmente tecnicamente de um ano pra cá). A Copa América de 2010, quando ele foi uma das sensações do torneio disputado no Texas, ainda está na memória – e quem viu sabe quão dominante defensiva e ofensivamente ele pode ser.

O problema é que depois da Copa América vieram momentos não tão bons, como o Mundial Sub-19 da Letônia e uma temporada, a passada na Espanha, em que ele foi praticamente esquecido no time adulto. Isso, é bom lembrar, com uma chance de ele participar do Draft da NBA (seu nome foi retirado um dia antes da seleção dos universitários de 2011).

Fica a pergunta: será que esta será A temporada de Lucas Bebê na Espanha? Comentem na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.