Topo

Bala na Cesta

Coluna ExtraTime - Depois do ouro, o mistério: quem dirigirá a seleção masculina dos EUA

Fábio Balassiano

21/08/2012 11h40

Após longo tempo de ausência, cá estou de volta. Nesta altura dos acontecimentos você certamente já sabe que as duas seleções norte-americanas conquistaram o ouro (como previ aqui, a feminina suou menos que a masculina) e proporcionaram momentos sublimes em Londres (como o recorde de pontos dos rapazes). Mas nem tudo é alegria.

Depois do tricampeonato olímpico (dois como técnico, um como assistente), Mike Krzyzewski disse que não continuará como técnico da seleção masculina norte-americana. Aos 65 anos, ele disse que não tem mais energia para aguentar duas pressões anuais (Duke e time nacional).

Na verdade, seu trabalho, o motivo que levou Coach K a dirigir novamente a seleção, era um só: fazer com que o basquete masculino dos Estados Unidos voltasse a ser respeito. Dos marrentos jogadores que pareciam a passeio em 2004, em Atenas, Mike precisou mostrar quão grande era o tamanho do torneio olímpico em 2008. Foi criado o 'Time da Redenção', que acabou conquistando o ouro, mas não "só" isso. Era uma equipe que mostrava ao mundo que, noves fora o talento absurdo, o valor do trabalho em conjunto e o comprometimento ainda faziam a diferença.

E talvez por isso Coach K não veja motivo para continuar. Sua semente, a do trabalho, já rendeu os frutos que a USA Basketball queria. O programa de basquete da seleção adulta foi repaginado, hoje em dia todos os atletas que vão atuar em competições internacionais sabem exatamente quais as regras e os objetivos são muito claros.

Jerry Colangelo, diretor da USA Basketball, disse que ainda tentará convencer Krzyzewski a continuar no cargo até os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. De todo modo, nomes como Phil Jackson, Gregg Popovich e até mesmo Larry Brown já são cogitados nos Estados Unidos.

Caso saia mesmo, quem será que assume no lugar de Coach K? Comente!

======

Coluna originalmente publicada em 20.08.2012 no ExtraTime, site hospedado no UOL.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.