Topo

Bala na Cesta

Mirando 2004, Argentina tenta o milagre contra os EUA hoje na Olimpíada

Fábio Balassiano

10/08/2012 11h30

Acabei não comentando aqui, alucinado que sou, mas ontem foi definida a final da Olimpíada feminina. A Austrália bem que tentou, contou com 19 pontos de Liz Cambage, mas não foram muito longe contra os EUA, que conseguiram a vitória de número 40 de forma consecutiva no torneio olímpico com os 86-73 de ontem. As norte-americanas medirão forças na final com a França, que venceu a Rússia por 81-64, chegando a sua primeira final olímpica da história.

E hoje é a vez dos rapazes. Para abrir os trabalhos, a Rússia tenta vencer novamente a Espanha para jogar a uma final olímpica pela primeira vez desde 1988. Precisarão barrar os irmãos Gasol e Ibaka no garrafão, mas principalmente a grandíssima experiência espanhola em jogos decisivos. A peleja começa às 13h, e vale a pena ficar de olho.

De todo modo, o jogo que mais me chama a atenção nesta Olimpíada é este EUA x Argentina (17h) na outra semifinal. Os argentinos vêm empolgados pela vitória contra o Brasil, mas sabem que terão que jogar a partida perfeita para repetir um feito: os hermanos são os únicos que bateram os norte-americanos em mata-mata nos Jogos desde que os atletas da NBA passaram a atuar. Foi em 27 de agosto de 2004, também em uma semifinal olímpica, em um dia em que Manu Ginóbili só faltou fazer chover na Grécia. Ele teve 29 pontos (9/13), levou seus marcadores a loucura e impulsionou uma vitória histórica por 89-81 (Andres Nocioni, incansável na marcação, ainda teve forças para contribuir com 13 pontos naquela noite histórica de Atenas).

Oito anos se passaram, a geração dourada está quase saindo de cena e o time norte-americano é muito, muito mais forte que o de 2004. Naquele jogo, Carmelo Anthony e LeBron James eram jovens, e o segundo nem entrou em quadra (LeBron teve três minutos). Do lado argentino, Manu, Scola, Delfino e Leo Gutierrez estavam lá.

Deixo abaixo um vídeo com o último período da vitória platense de 2004. Será que os hermanos conseguem aprontar de novo logo mais? Difícil, sem dúvida, mas como disse Andres Nocioni a ESPN depois da partida, "sonhar não custa, e entrar na quadra pra ganhar é o mínimo que devemos fazer". O que será que acontece logo mais? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.