Topo

Bala na Cesta

Brasil e Argentina se enfrentaram uma vez em Olimpíadas - relembre aqui

Fábio Balassiano

07/08/2012 18h00

A história de duelos entre Brasil e Argentina tem uma série quase infinita de capítulos, você deve saber bem (o Gian escreveu sobre alguns deles, veja aqui), mas por incrível que pareça, apenas um na história olímpica. Aconteceu há 60 anos, em 27 de julho de 1952, nos Jogos de Helsinque (Finlândia) e a vitória ficou com os hermanos por 72-56.

Naqueles Jogos, o Uruguai conquistou a sua única medalha olímpica, e brasileiros e argentinos duelaram ainda na fase de grupos. Com 13 pontos de Juan Carlos Uder e nove de Juan Gazso, os platenses, que ainda tinham Oscar Furlong (campeão mundial no Mundial de 1950e maior ídolo do basquete local até o surgimento da geração dourada – na foto), venceram o primeiro tempo por 31-21 e não deram muita chance ao Brasil na segunda etapa.

Do lado brasileiro, que terminou as Olimpíadas de 1952 na sexta colocação, faziam parte do elenco comandado por Manoel Pitanga os seguintes jogadores: Alfredo Motta, Almir de Almeida, Angelim, Godinho, João Francisco Bráz, Zé Luiz, Mayr Facci, Mário Jorge da Fonseca Hermes, Raymundo Carvalho dos Santos, Ruy de Freitas, "Tião", Thales Monteiro e "Algodão". Naquele jogo, Zé Luiz teve 13 pontos e Alfredo Motta, nove, mas não conseguiram deter os hermanos.

Será que a história será diferente nesta quarta-feira? Comente na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.