Topo

Bala na Cesta

Especial 20 anos do Dream Team: na semifinal contra Lituânia, uma surra de dar gosto

Fábio Balassiano

06/08/2012 12h30

Há exatos 20 anos, os Estados Unidos entrariam em quadra para o duelo semifinal contra a Lituânia, que contava com a dupla sensação Sarunas Marciulionis e Arvydas Sabonis, que, juntos, somariam 47,3 nos Jogos Olimpícos de Barcelona. A ordem de Chuck Daly, portanto, era bem clara: anular ala e pivôs lituanos para não sofrer nem um pouco.

E assim foi feito. Como manda o bom regulamento do basquete, a vitória começou através do sistema de defesa, que conseguiu 22 roubos e fez com que o adversário chutasse 34%.

Michael Jordan deu mais uma clínica defensiva, tornou a vida de Marciulionis (6/17 e anormais sete desperdícios de bola) um inferno ("Foi a maior aula de marcação que eu vi alguém me dar em toda a minha vida, e incluo aí meus técnicos", disse o ala lituano após a partida) e os pivôs de Daly trataram de dificultar as coisas para Sabonis, até então conhecido como o melhor pivô da Europa. O gigante de 2,21m teve 4/17 e três desperdícios, e viu o Dream Team fazer fáceis 127-76.

Mas ao contrário do que parece, o jogo não foi tão fácil assim. Os lituanos fizeram um bom começo, mas não aguentaram o tranco na etapa final. Levaram 78-46 nos 20 minutos finais (surreal, hein, 78 pontos, quase quatro por minuto) e viram nove norte-americanos conseguirem dez ou mais pontos. Michael Jordan, cada vez mais solto e em ritmo, teve 21 pontos, seis roubos, quatro assistências e três rebotes em uma atuação completa, genial.

Os norte-americanos chegaram como prometido a grande decisão, em que reencontrariam os croatas em 8 de agosto de 1992. Papo para o próximo post. Abaixo os melhores momentos da semifinal contra a Lituânia.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.