Topo

Bala na Cesta

Brasil joga bem, mostra evolução, mas perde da Rússia na última bola

Fábio Balassiano

02/08/2012 14h32

O Brasil acaba de perder no seu mais difícil teste até então nas Olimpíadas de Londres. Perdeu após levar um arremesso de três de Vitaliy Frizdon quando restavam quatro segundos 75-74 (números aqui) da Rússia em um jogo estudado, trabalhado, lutado palmo a palmo. Leandrinho ainda tentou um chute no estouro do cronômetro, mas não teve sucesso. Se não veio a vitória, pelo menos serviu para apagar a má impressão das duas primeiras partidas e mostrar que pode, sim, jogar em alto nível contra adversários fortíssimos.

(Agora com mais calma – 16:12)

Foi, sinceramente, um grande jogo de basquete. Um grande jogo pra gente contar que viu, que viu o Brasil jogar em alto, altíssimo nível. Contou com uma marcação absurdamente genial de Alex em Andrei Kirilenko no começo da peleja, com um final de jogo bem bacana de Larry Taylor (12 pontos em 17 minutos), com Leandrinho pensando antes de começar qualquer ação ofensiva e com a defesa voltando a esmagar o adversário. Isso é bem legal, bem sensacional eu diria. Em resumo: a seleção fez um grande jogo contra uma grande equipe.

E por que perdeu, ora bolas? Perdeu porque, feliz ou infelizmente, no esporte e no basquete é assim. Poderia dizer que a marcação final falhou (era o Leandrinho?), que o trio formado por Mozgov-Kirilenko-Shved somou 54 dos 75 pontos do rival, que havia uma falta pra queimar, que Rubén Magnano novamente comandou mal o time (por que aquele tempo, seu último, logo depois da parada russa?), que isso e que aquilo. Mas seria injusto, sinceramente. Vence-se e perde-se no basquete como em qualquer esporte, e a única coisa que eu não suporto é perder jogando muitíssimo mal, sem ter um plano de jogo condizente com as capacidades do elenco. O Brasil, hoje, jogou bem, no entanto, e perdeu, de novo, para uma grande equipe.

A única coisa que eu lamento é o lapso que o time teve no segundo período, quando a diferença poderia ter sido aumentada caso Alex não tivesse sido sacado. Naquele momento Andrei Kirilenko anotou nove pontos seguidos, comandou a reação russa (25-12) e equilibrou as ações. Mas, na boa, é um baita aprendizado.

A Olimpíada não termina hoje. No sábado, também às 12h45, o Brasil mede forças com a China, e precisa estar com ânimo, forte, com a cabeça em pé. Se não deve avançar na segunda colocação, que finque o pé no terceiro lugar. Lamentar até sábado pode ser uma péssima escolha, repetir o "jogamos como nunca, perdemos como sempre" é um erro que não pode ser cometido, e uma derrota contra os asiáticos, que não está nos planos, pode colocar um caminho ainda mais duro para o time de Rubén Magnano, que, sim, luta por medalha.

Viu o jogo? Gostou? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.