Topo

Bala na Cesta

Especial 20 anos do Dream Team: contra a Alemanha, o último suspiro de Larry Bird

Fábio Balassiano

29/07/2012 13h49

Depois do atropelo contra a Croácia de Toni Kukoc (ou seria Jerry Krause?), os Estados Unidos tinham pela frente a Alemanha de Detlef Schrempf, ala que marcou época no Seattle Sonics do começo da década de 90 (quem lembra dos duelos contra o Chicago, de Michael Jordan, certamente recorda das narrações em que Luciano do Valle o chamava de 'Detléf'). Alemão de Leverkusen, Schrempf morava nos EUA desde a adolescência, e sabia muito bem o que iria enfrentar pela frente.

Então com 29 anos, ele passou pelo colegial, jogou na Universidade de Washington e em 1992 já possuía sete anos de experiência na NBA (depois, em 1996, jogaria a sua final contra os Bulls).

Conhecia todos os rapazes contra quem duelaria, e até que foi bem naquela noite. Saiu-se com 15 pontos e oito rebotes, mas não foi o suficiente para evitar a surra de 111-68 do time de Chuck Daly (o primeiro tempo terminou em incríveis 58-23). Karl Malone (18 pontos e cinco rebotes), Chris Mullin (13) e Barkley (14) foram muito bem, mas há duas histórias bem mais interessantes.

Ainda sem John Stockton, Chuck Daly teve um susto quando descobriu no treino da manhã que não poderia contar com Magic Johnson. Sua decisão foi simples: colocar Michael Jordan como armador. Já tendo atuado nesta função no Chicago Bulls, o camisa 9 teve 15 pontos e espantosas 12 assistências. A maioria para Larry Bird, que estava até então sumido na competição.

Disputando a sua última competição oficial e tendo problemas constantes na coluna (é comum olhar as imagens daqueles jogos e vê-lo estirado no chão para alongar as costas), Bird não vinha muito bem, mas contribuiu com 19 pontos (três bolas de três e sua melhor marca de pontos no torneio olímpico) e deu a sua última demonstração de talento em quadras de basquete.

Saiu ovacionado pelo público e pelos companheiros, que sabiam do esforço que ele fazia para estar ali.

Confira abaixo os melhores momentos da partida, que contou com a ilustre presença do tenista alemão Boris Becker no ginásio de Badalona!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.