Topo

Bala na Cesta

Coluna ExtraTime: Quem para os rapazes dos EUA nas Olimpíadas de Londres?

Fábio Balassiano

04/07/2012 15h23

Na semana passada, Jerry Colangelo, diretor de seleções da USA Basketball, recebeu duas ligações nada boas. Chris Bosh e Dwyane Wade ligaram para Jerry e disseram que não poderiam participar das Olimpíadas de Londres (lesão). Some-se as ausências de Dwight Howard, LaMarcus Aldridge, Derrick Rose e Chauncey Billups, e o número de desfalques do time norte-americano já chega a seis nomes.

E o que isso quer dizer? Nada, absolutamente nada. Com ou sem Wade, com ou sem Chris Bosh, dá só uma olhada na lista de 16 nomes que o técnico Mike Krzyzewski, o Coach K, terá a disposição a partir de quinta-feira, quando os norte-americanos se apresentam em Las Vegas.

Armadores: Chris Paul, Russell Westbrook e Deron Williams
Alas: Carmelo Anthony, Kobe Bryant, Kevin Durant, Rudy Gay, Eric Gordon, James Harden, Andre Iguodala e LeBron James
Pivôs: Tyson Chandler, Anthony Davis, Blake Griffin, Kevin Love e Lamar Odom

Aqui cabe uma ressalva: agente-livre na NBA, Deron Williams disse que só passa a treinar com bola quando tiver o seu novo contrato assinado (com ou sem seguro, é uma posição dele – e que precisa ser respeitada). Haverá, como se vê, quatro cortes, mas de verdade eu não vejo os norte-americanos perderem para qualquer seleção nas Olimpíadas de Londres. França, Brasil, Espanha e Argentina são fortes, mas acho um exagero pensar que qualquer uma delas possa bater os atuais campeões olímpicos.

Tudo bem que saiu Dwyane Wade, mas em relação ao time de 2008 a turma que carrega o jogo é praticamente a mesma. Permanecem Kobe, LeBron, Deron, Paul e Carmelo (o quinteto respondeu por 54,7% dos pontos dos EUA na competição), e há as adições de Kevin Durant, Chandler (importante para ancorar as defesas por zona que Coach K tanto gosta de aplicar) e provavelmente Eric Gordon ou Harden como chutador no lugar de Michael Redd (sim, Redd jogava no Redeem Team, como ficou conhecido o time que ganhou o ouro nos Jogos de Pequim). Isso sem falar em Kevin Love e Blake Griffin, que prometem dar inteligência e força física ao garrafão.

Não sei o que você, leitor do ExtraTime, acha, mas só uma zebra do tamanho do mundo impede o bicampeonato olímpico de LeBron James, que pode conquistar a façanha de ser MVP da temporada regular e das finais da NBA e medalhista de ouro olímpico no mesmo ano.

Concorda comigo?

======

Coluna originalmente publicada em 02.07.2012 no ExtraTime, site hospedado no UOL.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.