Topo

Bala na Cesta

Via defesa, Brasil bate a Nigéria e decide Torneio de São Carlos hoje contra a Grécia

Fábio Balassiano

28/06/2012 00h28

Confesso a você, estimado leitor, que não vi o jogo completo. Sou blogueiro de basquete, mas sou um ser razoavelmente humano. Colei na final da Libertadores, e só quando havia um lance sem perigo eu trocava para a vitória fácil da seleção brasileira de Rubén Magnano contra a Nigéria por 104-65. Nesta quinta-feira, às 21h, o Brasil mede forças com a Grécia, time mais difícil do quadrangular, para decidir quem fica com o troféu do Torneio de São Carlos.

No jogo desta quarta-feira, Marcelinho Huertas fez a sua estreia (sete passes em quase 19 minutos de ação), Alex foi bem com 17 pontos e Anderson Varejão (foto) esteve quase perfeito com 18, mas mais uma vez a defesa parece ter ditado o ritmo. Forçou 14 erros da Nigéria, novamente colocou o rival abaixo dos 40% nos chutes de quadra (39%) e roubou muitas bolas (foram nove).

Insisto: o rival era fraco, fraco demais, mas os elementos para a formação de um grande time estão todos lá: rotação de jogadores sem deixar o nível cair, defesa bem agressiva, ataque razoavelmente calibrado (pode evoluir, claro), um baita armador e ótimos pivôs. Engraçado, estou bem confiante pra Londres (e não, repito, pelos amistosos, mas pelo que este time pode fazer nos grandes jogos).

Viu o jogo, ou ficou concentrado no futebol? De todo modo, as estatísticas estão aí e os comentários são livres.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.