Topo

Bala na Cesta

Draft da NBA acontece hoje - brasileiros Fab Melo e Scott Machado podem ser selecionados

Fábio Balassiano

28/06/2012 11h20

Quem precisa de férias quando o assunto é basquete, amigos? Uma semana depois de ter consagrado LeBron James como campeão da temporada 2011/2012, a NBA abre as portas do Prudential Center (New Jersey) para o Draft de 2012 (20h30 no ESPN Watch), a seleção dos melhores jovens do basquete universitário e mundial.

Anthony Davis deve ser o número 1 (New Orleans Hornets) e Bradley Beal, o segundo (isso se Michael Jordan, presidente do Charlotte Bobcats não decidir trocar meio mundo para terminar com a sua reputação – leia sobre o que ele fez em relação a Ben Gordon), mas para nós, brasileiros, vale a pena mesmo é ficar de olho em Scott Machado e Fab Melo.

Comecemos por Scott (foto à esquerda). Ele foi um dos melhores armadores da NCAA na temporada (terminou como líder em assistências), mas jogou em IONA e, consequentemente, em uma conferência mais fraca (com jogos menos complicados). Foi muito bem em seus 18 treinamentos para os olheiros da NBA (o que ouvi dele de duas das minhas fontes foi sensacional), e deve ser escolhido. Não será fácil, pois como você leu aqui há muitos armadores disponíveis no mercado e as franquias podem não querer arriscar em alguém de ótimo talento (inquestionável), mas pouco acostumado a jogar grandes partidas (outro fato).

Meu palpite: Scott será escolhido no começo da segunda rodada.
Cenário bom: o Portland tem a 40ª e a 41ª escolhas de segunda rodada. Se não conseguir usar as de primeira ronda (sexta e 11ª) para trazer um armador, seria um lugar bacana para Machado.
Cenário ruim: Logo no começo da segunda rodada estão Cleveland, Charlotte e Golden State, times com armadores jovens (Irving, Walker e Curry) que terão tempo de quadra.

O outro brazuca é Fabricio Melo, o Fab Melo (foto à direita). Ele jogou muito bem por Syracuse nesta temporada, cresceu horrores em termos técnicos e físicos, mas vacilou demais na sala de aula. Isso, creiam, também conta ponto na seleção dos times, e pode pesar contra o pivô. Fab tem talento, pode ser ótima arma defensiva para os times da NBA, mas seu jogo ofensivo é muito, muito pobre ainda.

Meu palpite: Fab será escolhido no final da primeira rodada
Cenário bom: O Boston Celtics tem a 21ª e a 22ª escolhas. Se Kevin Garnett renovar, seria bacana demais para Fab dividir o garrafão com um craque deste nível. Caso KG não renove, o Memphis (25º) ou o Indiana (26º) seriam boas opções.
Cenário ruim: Ser escolhido por um time que precise de pontos no garrafão seria uma tragédia para Fab Melo. Fugir do Oklahoma, o 28º, é mais do que uma torcida.

E aí, animado para o Draft desta noite? O que acontecerá com os brasileiros? Tem algum palpite? É hora de comentar na caixinha! Vai lá!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.