Topo

Bala na Cesta

Ex-jogador da seleção, Gerson é barrado do treino do time de Magnano - é correto?

Fábio Balassiano

15/06/2012 00h19

"Venho externar minha indignação e tristeza pela falta de respeito que ex-atletas como eu somos tratados. Na quarta-feira resolvi ir até o centro de treinamento da seleção brasileira, que se prepara para os Jogos Olímpicos – Jogos que tive o prazer de jogar por três vezes. Fui simplesmente convidado a me retirar porque era um treinamento fechado. Não sou da imprensa e somente fui até o local levar meu apoio ao grupo. Saí de lá refletindo sobre o fato e cheguei a conclusão que não somos nada após sermos usados por anos pela CBB"

A declaração, emocionada, é de Gerson Victalino (foto), pivô que marcou época na seleção brasileira (foi campeão Pan-Americano em 1987, entre outras coisinhas). Ele foi ao treino da seleção brasileira, e foi expulso da atividade por conta de uma determinação do técnico Rubén Magnano.

Não vou entrar no mérito (o Sormani e o Gian já escreveram sobre isso) sobre se é certo ou não fechar treino para a imprensa (na NBA é, por exemplo), mas de verdade acho que é preciso respeitar um pouco mais quem fez a história do basquete brasileiro.

E, de verdade, isso não passa por Rubén Magnano, não. Ele é "apenas" o técnico da seleção brasileira, função, aliás, que exerce muitíssimo bem desde que assumiu. Mas há pessoas acima dele, hierarquicamente, que devem mostrar literalmente quais e como serão as condições de trabalho de uma seleção brasileira que existe há mais de meio século (e Rubén tem menos de cinco anos de cargo). Não é porque o basquete nacional está numa draga há 15, 20 anos que a "nova" gestão da CBB pode desrespeitar os ídolos do passado.

O que vocês acham? Comentem na caixinha! Prefiro não opinar e ler a opinião de vocês.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.