Topo

Bala na Cesta

CBB 'esquece' visto dos EUA, e preparação das seleções Sub17 e Sub18 são prejudicadas

Fábio Balassiano

30/05/2012 11h00

Está lá no site da Confederação Brasileira: "As Seleções Brasileiras Sub-17 e Sub-18 femininas desembarcaram nesta segunda-feira (28/05) em Orlando, nos Estados Unidos, visando a preparação para o Mundial e a Copa América/Pré-Mundial das respectivas categorias. Os grupos vão realizar a primeira fase de treinos e intercâmbios até o dia 30 de maio, com toda a estrutura oferecida pela USA Basketball".

Até aí tudo muito bom, tudo muito bem. Mas o que assusta é o tamanho do elenco. Foram apenas 11 meninas treinar. Ora, peraí, alguma coisa tem de errado, não? Se foram as seleções Sub17 e Sub18, deveriam ir no mínimo 24, 25 atletas, certo? Bem, em um país normal, como os Estados Unidos, estão lá 24 meninas das seleções U17 e U18, como eles chamam. Estão treinando há mais de um mês, e usarão os amistosos contra o Brasil para ajeitar os últimos detalhes antes do Mundial e da Copa América, respectivamente. Fui consultar a Confederação Brasileira de Basketball a respeito do tema e me assustei. Vejam o que me disse a assessoria de imprensa da entidade:

"Recebemos o convite da USA Basketball no começo de maio, e infelizmente tivemos que correr com os vistos de entrada nos Estados Unidos. Nem todas as meninas convocadas conseguiram, e 15 delas não conseguiram embarcar com o time porque não conseguiram o visto", disse-me a assessoria.

Como eu não confio muito no que vem da CBB, embora respeite o novo assessor de imprensa de lá, enviei um email para a USA Basketball, que prontamente me respondeu: "Fábio, temos estes amistosos contra o Brasil planejados desde o começo do ano. A Confederação Brasileira estava informada durante todo o tempo, sempre, sempre, e de verdade não vejo motivo para eles terem tido problemas com vistos".

Acho que está explicado o que aconteceu, não? Mais uma vez a Confederação falhou no básico, no elementar, no mais simples. Vamos a alguns pontos importantes:

1) Apenas para reflexão: a seleção Sub17 que jogará o Mundial não terá treinado junta em nenhuma ocasião em 2012. A chance de ir aos Estados Unidos foi perdida por culpa da CBB. Faltam menos de 90 para o começo da competição. Número de treinamentos em 2012, insisto: 0.
2) De que adianta ir para os EUA duas seleções juntas e de idades diferentes ao mesmo tempo? As seleções Sub17 e Sub18 têm objetivos, técnicos e propósitos completamente distintos neste ano. A falha na obtenção dos vistos é ainda mais grave quando vemos que apenas 11 meninas embarcaram para um período de treinamento importante.
3) Qual é o ponto final no estoque de atrocidades da entidade máxima com o a base do basquete brasileiro? Nenhum período de treinos para a Sub17, mesma coisa para a Sub18, Sub15 perdendo do Chile, Sub17 masculina fora do Mundial neste ano, problemas com visto dos EUA. O que mais falta, vocês podem me dizer? Quanto amadorismo, gente…
4) Vocês conseguem imaginar o tamanho da frustração e do desânimo destas 15 meninas que não estão conseguindo treinar para duas competições importantíssimas? Lembrando: elas foram avisadas da viagem no começo de maio, tentaram fazer os vistos e não conseguiram. Será que a CBB consegue perceber que na base está o futuro do basquete brasileiro? Acho que não, né…
5) Entre CBB e USA Basketball, estimado leitor, em quem devemos confiar?
6) Por que diabos desde que o acordo foi assinado a Confederação não correu com 30, 40 vistos de entrada nos Estados Unidos? Por que a demora?

Triste a situação da base do basquete brasileiro, não? E a CBB, gente, o que dizer? Comentários na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.