Topo

Bala na Cesta

Sorteio define grupos do basquete nas Olimpíadas - confira duelos, análises e palpites

Fábio Balassiano

30/04/2012 11h43

Terminou agora há pouco no Rio de Janeiro o sorteio dos grupos para as Olimpíadas de Londres. Veja como ficou o caminho para a medalha olímpica.

Masculino
Grupo A: EUA, França, Argentina, Tunísia e dois do Pré-Mundial (SORTEIO)
Grupo B: Espanha, Grã-Bretanha, Austrália, Brasil, China e um do Pré-Olímpico Mundial (SORTEIO)

Estão no Pré-Olímpico Mundial, que será disputado na Venezuela (três vagas): Grécia, Lituânia, Macedônia, Rússia, República Dominicana, Venezuela, Porto Rico, Nova Zelândia, Jordânia, Coreia do Sul, Angola e Nigéria.

MINHA ANÁLISE: É óbvio que depende muito do Pré-Olímpico Mundial, mas suponhamos que saiam da Venezuela as seleções da Rússia, Lituânia e Grécia (bem provável). Avançar para ficar entre os oito me parece que irá acontecer (ainda bem!), mas para o Brasil, é quase imperativo sair em primeiro ou segundo lugar da chave para tentar uma medalha. Do contrário, há a chance de enfrentar os EUA ou França/Argentina de cara. O sorteio não foi dos piores para uma seleção que volta para as Olimpíadas depois de 16 anos (a primeira fase será ótima para "quebrar o gelo"), mas é preciso ficar atento e não cometer deslizes bobos na primeira etapa para evitar cruzamentos duros da próxima fase. Foi ótimo para começar, mas não tão excelente para o decorrer da competição. De todo modo, como bem lembrou Fernando Nardini, dos canais ESPN, não há moleza nas Olimpíadas.

MEU PALPITE: No grupo, o Brasil passa em segundo lugar (perde apenas para a Espanha) e enfrenta a Argentina nas quartas-de-final (e vocês não me peçam para apostar nisso agora…).

FEMININO
Grupo A: EUA, China, Angola e três do Pré-Olimpico Mundial (SORTEIO)
Grupo B: Austrália, Brasil, Grã-Bretanha, Rússia e dois do Pré-Olímpico Mundial (SORTEIO)

Estão no Pré-Olímpico Mundial, que será disputado na Turquia (cinco vagas): Croácia, República Tcheca, França, Turquia, Argentina, Canadá, Porto Rico, Japão, Coreia do Sul, Mali, Moçambique e Nova Zelândia.

MINHA ANÁLISE: Assim como no masculino, é impossível fazer uma análise completa porque virão cinco seleções ainda (muita coisa, não?). Há duas formas de se avaliar o grupo das meninas: uma, pelo lado difícil do começo; a outra, pela possibilidade boa de ficar entre os quatro primeiros das Olimpíadas. Pelo lado ruim: se o Brasil passar em quarto, pega os Estados Unidos e um vôo para casa no dia seguinte (e em um grupo com Austrália, Rússia e potencialmente um europeu isso não é impossível). Pelo lado bom: caso avance em até terceiro (Penny Taylor e Stepanova estão fora de Austrália e Rússia), a seleção de Tarallo pode enfrentar um adversário nem tão difícil nas quartas-de-final, ficando, assim, próximo das semifinais. Prefiro sonhar com o lado bom, de verdade.

MEU PALPITE: O Brasil avança em terceiro e pega um europeu nas quartas-de-final (Croácia, França ou Rep. Tcheca).

Lembrando o regulamento das Olimpíadas: seleções do mesmo grupo jogam entre si. As quatro primeiras avançam e formam o mata-mata direto. Ou seja: o Brasil, no masculino e no feminini, pode cruzar direto com os Estados Unidos nas quartas-de-final.

E você, o que achou dos sorteios? Concorda com a minha análise? Comente na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.