Topo

Bala na Cesta

Playoffs da NBA: palpites e análises dos confrontos do Leste

Fábio Balassiano

28/04/2012 00h43

Os playoffs da NBA começam hoje, você já sabe (e se não sabe, confira aqui o calendário completo), e o blog, com sua tradicional bola de cristal devidamente no ponto faz a análise e palpita nos confrontos do Leste. Dá só uma olhada (leia também o guia do Leste do Extra Time).

CHICAGO BULLS 4 x 1 PHILADELPHIA 76ERS – O Phila começou bem a temporada, encantou a muita gente, mas terminou mal demais a temporada regular (ameaçou, até, ficar fora do mata-mata). Entre 14 de março e 17 de abril, venceu seis e perdeu 11. E do outro lado estará "apenas" o time de melhor campanha na liga. E o time de melhor campanha na liga que quase não contou com seu MVP. Derrick Rose (foto) não atuou em 27 jogos da temporada regular (nos três anos anteriores, ele só havia "faltado" em cinco) mas garante estar em ótimas condições para o playoff. Com ele em quadra, o Chicago, que tem a segunda melhor defesa (rivais acertam apenas 42,1% dos chutes e têm 0,81 pontos por posse de bola – líder no quesito), passa até fácil por um adversário que marca bem (0,86 pontos por posse de bola do adversário – terceiro melhor índice), mas cujas deficiências no ataque têm ficado cada vez mais aparentes. Bulls avançam sem sustos.

PARTICIPEI DE UM PODCAST COM VITOR SERGIO RODRIGUES – CLICA AQUI E OUVE SÓ

INDIANA PACERS 4 x 2 ORLANDO MAGIC – O Orlando Magic já não é um grande time com Dwight Howard. Sem o pivô, torna-se um esquadrão limitado. É este time que enfrentará um Indiana, um elenco recheado de ótimos arremessadores (em situações de arremesso pós passe ou infiltração, 0,98 pontos por posse de bola – ótimo índice),  em ascensão, empolgado por voltar aos playoffs com chance de ir longe e com ótimas opções para acabar com a turma da Flórida rápido, rápido. Pode pesar contra a turma de Leandrinho só a inexperiência de atuar no mata-mata como favorito, mas nada que mude o rumo da série, não. Os Pacers de Danny Granger, David West, Leandrinho e Roy Hibbert passam para a segunda rodada.

BOSTON CELTICS 4 x 3 ATLANTA HAWKS – A ausência de Al Horford será muito sentida pelo Atlanta Hawks, que pode ficar ainda sem Zaza Pachulia, que não é nenhuma maravilha, mas era o reserva da posição. Do outro lado, o Boston Celtics parece ter se encontrado no final da temporada, colocou Ray Allen vindo do banco (Doc Rivers repetirá a ação nos playoffs?), venceu 14 das últimas 19 e terão Rajon Rondo como fator principal para dominar a série (de novo Kirk Hinrich vai sofrer um pouco). Não será fácil para os verdes, mas no final eu acredito que eles avancem.

MIAMI HEAT 4 x 3 NEW YORK KNICKS – É disparado o confronto mais aguardado do Leste. O New York Knicks terá a volta de Jeremy Lin (ele deve estrear em pós-temporadas), a melhor defesa da NBA desde que Mike Woodson assumiu, a empolgação da torcida com a possibilidade de vencer uma partida de playoff depois de quase uma década e um Carmelo Anthony em estado de graça.

O problema é que do outro lado estarão LeBron James, Dwyane Wade, Chris Bosh e a boa defesa do Miami, que sabe muito bem como deter as armas do rival (venceu os três duelos da fase regular) para produzir contra-ataques (14,1% dos ataques do Miami são em transição – e a metade resulta em ponto).

Se isso fosse pouco, Shane Battier, um dos dez melhores marcadores da NBA, colará em Carmelo Anthony, dificultando ainda mais o trabalho do camisa 7 dos Knicks que adora jogar em ações de isolamento (34,7% de suas ações ofensivas são em um-contra-um e a eficiência é de 0,83 pontos por posse). O mando de quadra também é fundamental, e acho, de verdade, que ainda não será dessa vez que os Knicks chegam à semifinal de conferência.

E você, o que acha dos confrontos da primeira rodada do Leste? Comente na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.