Topo

Bala na Cesta

Dono, Michael Jordan sofre com os Bobcats, o pior time da temporada da NBA

Fábio Balassiano

24/04/2012 15h20

Então você é o melhor jogador de basquete de todos os tempos, pode ter a aposentadoria que quiser e é reverenciado por meio mundo. Mas, apaixonado que é, decide comprar uma franquia da NBA. Foi o que fez Michael Jordan, este cidadão da foto que certamente você sabe quem é. O problema é que Michael Jefferey Jordan se tornou um dos sócios do Charlotte Bobcats (desde 2006), disparado o pior time da temporada 2011-2012 da NBA. Em 64 jogos, apenas sete vitórias e a ingrata sequência de 21 derrotas seguidas (a última veio ontem, contra o não menos fraco Washington Wizards, ex-time de Michael, diga-se de passagem, por incríveis 101-73). Dá pra imaginar o tamanho da frustração do cara que não vê o seu time vencer desde o dia 17 de março, né.

O time é tão ruim, mas tão ruim (há enquetes nos EUA que o colocam como o pior de todos os tempos em termos técnicos), que pode, mesmo em uma temporada reduzida, bater o recorde negativo do Philadelphia 76ers de 1972-1973. Aquele time teve 9-73, ou 10,9% de aproveitamento. Caso não vença nenhum de seus próximos dois jogos (Orlando na quarta-feira e Knicks no dia seguinte), os Bobcats terminariam 7-59, ou 10,6%.

Se não é a pior campanha em termos de vitórias/derrotas, pode, sim, ser a pior em percentual de triunfos. Tem mais: se não conseguir acabar com a série de reveses, o Charlotte pode começar a temporada 2012-2013 e bater o recorde do Cleveland, que perdeu 26 vezes seguidas no ano seguinte à saída de LeBron James. E quem já viu algum jogo dos Bobcats sabe que o negócio é realmente feio, triste de se ver. Tão triste que não é raro Paul Silas, craque nos tempos de jogador em Boston, ter que responder se seu time venceria equipes universitárias (e o veterano fica uma fera com isso). Se você teve a sorte de não acompanhá-los, olhe os melhores momentos do jogo de ontem e chore de tristeza.

Mas há salvação, claro. É bem possível que o Charlotte consiga a primeira escolha no Draft este ano, pesque Anthony Davis e comece a mudar os rumos da franquia. Há, também, uma escolha de segunda rodada que se bem trabalhada (com troca) pode dar resultado. Além disso, há, sim, boas peças jovens no elenco (Kemba Walker e Bismack Biyombo por exemplo) e uma folha salarial que permite aventuras no mercado de agentes-livres (o time tem, comprometido, apenas US$ 43 milhões para 2012-2013, e se conseguisse limar Corey Maggette e/ou Tyrus Thomas ficaria ainda melhor). Ou seja: há solução.

Não chega a ser nenhuma catástrofe, até porque já vimos timecos perdendo em sequência na NBA. O problema é que o dono do time é o maior jogador de todos os tempos e a gente sabe bem o tamanho da cobrança que MJ aplicava a si mesmo.

Michael Jordan tentou de tudo (foi bater bola com os caras, colocou mensagens no vestiários, viajou com o time no mesmo avião), mas parece não ter solução. Resignado na última semana ele disse: "O problema não é que eles jogam mal, mas eu vejo que eles treinam, ou querem treinar, bem menos do que eu treinava, ou queria treinar. Mas acho que é muito mais um problema da geração do que deste grupo de jogadores", afirmou.

O melhor jogador do mundo, quem diria, virou o dono do pior time da NBA nesta temporada – e um dos piores de todos os tempos. Para quem podia estar em casa descansando…

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.