Topo

Bala na Cesta

Damiris é escolhida no Draft e será a décima-primeira brasileira a jogar na WNBA

Fábio Balassiano

16/04/2012 18h00

Como este blog antecipou na semana passada, Damiris, esta jóia do basquete, foi selecionada agora há pouco no concorrido Draft da WNBA. E não foi por um time qualquer. Com a décima-segunda posição, o atual campeão Minnesota Lynx apontou os olhos para a brasileira e a escolheu para fazer parte de um elenco que já conta com as ótimas Seimone Augustus e Maya Moore.

Ela será a décima-primeira atleta do país a jogar a mais importante liga de basquete feminina do mundo. Antes dela, Janeth, Cintia Tuiú, Alessandra, Adrianinha, Claudinha, Helen, Kelly, Leila Sobral, Érika e Iziane fizeram parte do campeonato.

Não consegui falar com Damiris ontem (imagino que sua cabeça deva estar a mil por hora), mas impressiona a sua evolução e o desenvolvimento de uma carreira que não conta com um (eu disse um!) campeonato nacional adulto disputado por ela no Brasil. A ala-pivô de 19 anos e 1,92m saiu de Jundiaí direto para o Celta, da Espanha, onde jogou muito bem a atual temporada depois de ser a MVP do Mundial Sub19 do Chile. Não desapontou, chamou ainda mais a atenção da WNBA e chegou lá.

Até onde sei, Damiris não deverá seguir para a liga norte-americana antes das Olimpíadas de Londres. Pelo que conversei, ela treinará com a seleção de Luiz Claudio Tarallo (que, aliás, será convocada nesta quinta-feira) e só depois tomará a decisão de seguir para a WNBA. Há, ainda, a possibilidade de Damiris só jogar na W, como o torneio é conhecido entre as atletas, em 2013 (mais provável), treinando com seu time desde o começo da temporada para facilitar a sua ambientação.

Veja abaixo os passos de Damiris para chegar ao seleto grupo de jogadoras que chegaram à WNBA.

2009 – Campeã Sul-Americana Sub-17
2010 – Vice-campeã da Copa América Sub-18
2011 – Medalha de bronze no Mundial Sub-19 e MVP da competição
2011 – Titular da seleção brasileira adulta no Pré-Olímpico aos 18 anos
2012 – Primeira temporada na Espanha com as médias de 13,1 pontos e sete rebotes
2012 – Draftada na 12ª colocação pelo Minnesota Lynx na WNBA

Evolução, teu nome é Damiris Dantas do Amaral. Parabéna a ela, e que seu basquete siga evoluindo.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.