Topo

Bala na Cesta

Começa hoje o Final Four da NCAA: duelo entre Kentucky e Louisville é o destaque

Fábio Balassiano

31/03/2012 13h20

Quem gosta muito de basquete deve, mesmo, ficar em casa neste sábado. Depois de São José e Paulistano no Sportv, é a vez de começar o Final Four do basquete universitário (o March Madness). E com direito a uma rivalidade histórica em quadra.

A partir das 19h (ESPN e Bandsports transmitem), Kentucky e Louisville colocam toda a rivalidade de quem divide o estado de Kentucky. São dois times excelentes (Kentucky tem mais vantagem por possuir, brincando, cinco que seriam escolhidos no Draft de 2012 – o primeiro, aliás, deverá ser Anthony Davis, ala-pivô da equipe que parece jogar sem fazer força), e dois técnicos altamente qualificados (na foto). Já passaram pela NBA, têm o respeito de seus jogadores e são absurdamente valorizados no basquete universitário.

Campeão em 1996 por Kentucky, Rick Pitino, desde 2001 em Louisville, é o único técnico a ir três vezes ao Final Four com times diferentes. Didático, paciente e dono de uma defesa por pressão que sufoca até mesmo quem está vendo o jogo pela televisão, Pitino é considerado um dos melhores profissionais e uma das melhores pessoas para se conversar sobre basquete. Sua antítese é John Calipari, cujos métodos de recrutamento são altamente polêmicos (ele já foi multado pela NCAA por causa disso), mas cujo talento é absolutamente inegável. Falta a ele um título em seu currículo. Ah, e só para aumentar a pimenta na partida: os dois treinadores não se bicam (para falar a verdade, eles se odeiam).

No outro jogo de hoje pelo Final Four, Kansas conta com o ótimo Thomas Robinson para vencer Ohio State, que conta com um ótimo técnico (Thad Matta) e a boa fase do cestinha Jared Sullinger, uma das estrelas deste March Madness. Promete ser um jogo animado, e disputado por duas faculdades que se conhecem bem (na fase de classificação, Kansas venceu por 78-67, mas Ohio não teve Sullinger).

Acho que Kentucky e Kansas avançam à decisão de segunda-feira, embora torça por Louisville e Ohio State. E vocês, o que acham que acontece nesta noite? Comentem na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.