Com estreia, classificação inédita e retornos, brasileiros têm ótima rodada na Espanha
Fábio Balassiano
Que rodada a deste fim de semana para os brasileiros na Espanha, hein. Como você leu por aqui ontem, Marcelinho Huertas completou 250 jogos na Liga ACB jogando pelo seu Barcelona contra o Zaragoza, de Rafael Hettsheimeir. O armador foi tímido com dois pontos e assistências em 20 minutos, mas viu seu time bater os rivais por 71-68 (Rafael teve oito pontos e três rebotes).
Na capital espanhola, uma estreia e um retorno. O pivô Lucas Bebê (na foto) debutou, enfim, na Liga Espanhola. Jogando pelo Estudiantes, ele jogou por 11 minutos e apanhou cinco rebotes (errou seus dois arremessos e desperdiçou duas bolas). No fim, através de sua conta no Twitter, mostrou-se feliz, emocionado e agradecido ao técnico Pepu Hernandéz, que o lançou).
Do outro lado, porém, estava a sensação da temporada, o Alicante, que fez 76-68, venceu a sua décima-segunda partida em 17 rodadas e fechou o turno na quinta colocação (que agradável surpresa, gente!). E quem joga por lá é Rafael Luz, que após quase um mês lesionado voltou a atuar. E voltou muitíssimo bem com oito pontos, cinco rebotes, duas assistências e 11 de eficiência em 15 minutos. Além dele, o ótimo Augusto Lima, do Unicaja, também recuperado de hérnia de disco, teve dez pontos e nove rebotes na derrota de seu time para o Manresa por 86-68.
Agora, a melhor notícia, melhor mesmo, veio de Murcia. Perdendo por 15 pontos a nove minutos do fim (57-72), o Lagun Aro precisava virar a partida contra os donos da casa para conseguir a inédita classificação para a Copa do Rei (àquela altura, o Barcelona já vencia o Zaragoza e o Bilbao e o Valencia já haviam perdido). E conseguiu. Com a incrível sequência de 32-13, virou a partida, fez 89-85 e alcançou o feito. Raulzinho, do Lagun, teve quatro pontos e dois rebotes em 11 minutos.
A Copa do Rei acontece entre os dias 16 e 19 de fevereiro (carnaval aqui no Brasil portanto) em Barcelona (no Palau Saint Jordi), e será bem legal vermos três dos principais armadores do país (é bem provável até que Luz, Huertas e Raulzinho estejam em Londres, nas Olimpíadas), além de Augusto Lima, na competição. Foi um fim de semana pra lá de positivo.