Topo

Bala na Cesta

Flamengo e Bauru decidem a Liga de Desenvolvimento Olímpico

Fábio Balassiano

29/12/2011 06h35

Foram dois jogos bem razoáveis na noite desta quarta-feira. Vi as duas partidas (uma no ginásio, a outra em casa) e sinceramente gostei do que assisti. É óbvio que há erros graves, desperdícios incríveis e momentos bizarros em alguns minutos (para se ter uma idéia, em nenhum dos quatro jogos até então os times chegaram aos 70 pontos), mas no geral eu curti das pelejas no ginásio do Tijuca, clube que, aliás, tem novo e ótimo site.

Primeiro Bauru abriu vantagem logo cedo contra o Paulistano (18-5), contou com o nervosismo do time da capital, com ótima atuação de Gui (21 pontos e sete rebotes) e Andrezão (19 pontos e dez rebotes) para vencer por 66-56. Pelo lado dos paulistas da capital (O Paulistano, pois), uma observação: conversei com o técnico Vinicius Louzada, pois notei que alguns movimentos ofensivos eram idênticos aos do time adulto. Fiquei feliz quando ele, Vinicius, me disse que os times Cadete, Juvenil (ambos comandados por ele) e adulto utilizavam os mesmos sistemas ofensivos, diminuindo os problemas da famosa transição base-adulto. Bacana, não?

No jogo de fundo, pior em termos técnicos (35 erros e 9/39 nos três pontos), o Flamengo teve bastante dificuldade e um segundo período terrível (12-7), mas conseguiu vencer o Brasília por 67-57 com incríveis 25 pontos, 15 rebotes, quatro assistências, quatro roubos e 40 de eficiência (uau!) de Fred, o Varejinho, Duarte (na foto). Além dele, o armador Gegê, com 15 pontos e oito assistências (muita visão de jogo), foi muitíssimo bem.

Se eu pudesse, a única coisa que lamentaria é que os dois times não são inteiramente formados por jogadores dos clubes. No Flamengo há atletas, por exemplo, do Fluminense. No Bauru, alguns do Campinas. Sei que a LDO é uma das coisas boas do basquete brasileiro, e sua criação deve, sim, ser motivo de comemoração, mas não é o ideal, né. Pode gerar uma distorção perigosa e uma acomodação terrível nas equipes.

Bom, mas temos uma decisão para esta noite, com transmissão do Sportv (21h). Flamengo e Bauru decidem qual será o primeiro campeão da LDO. Quem fica com o troféu? Palpites na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.