Topo

Bala na Cesta

Liga de Basquete Feminino começa no sábado - olho em São José

Fábio Balassiano

30/11/2011 00h34

Não parece, né, mas no próximo sábado (dia 10 de dezembro) começa a Liga de Basquete Feminino (Americana e Ourinhos jogam às 15h com transmissão do Sportv). E se digo que não parece é porque o site faz questão de me dar razão (isso, claro, sem falar na divulgação da emissora oficial e dos clubes, que obviamente inexiste – sem surpresa alguma). Clicando aqui você pode ver que a última notícia do site oficial é de 18 de novembro (12 dias atrás, portanto). Mas, para ser justo, há coisas bem boas na competição.

A começar pela renovação dos times (muito, claro, em função de orçamentos cada vez mais reduzidos). Embora Catanduva, Americana, Ourinhos (fechou recentemente com a colombiana Narlyn Mosquera, de 21 anos) e Santo André tenham mantido as bases vencedoras e experientes, salta os olhos ver que São Caetano fechou com Júlia, Camila Jackson, Bárbara Bazilio, Camila Costa, Cibele, Mônica e Thaissa. O Maranhão, por sua vez, optou pelas "bem-formadas" Aruzha, Milena (ambas de Americana), Dominique e Renata Oliveira para completar o elenco que já conta com Iziane, Cintia Tuiú e as estrangeiras Crystal Kelly e Brisa Rodrigues.

Mas quem chama realmente a atenção é São José dos Campos, cidade que parece realmente ter abraçado o basquete (de acordo com a assessoria, pode ser que rodadas duplas com jogos do masculino, no NBB, e do feminino, na LBF, sejam marcadas – o que seria excepcional!). O time, comandado por Carlos Lima, vem fazendo um trabalho brilhante nas divisões de base (está na final do infanto-juvenil e do juvenil), foi campeão do Paulista da A2, trouxe a veterana Alessandra e ainda foi buscar Tatiane Pacheco, Leidelaina, Izabela e Tainá (as quatro estão na foto, com Alessandra ao centro). A se lamentar, apenas, a tabela da competição, que coloca três jogos seguidos e de cara fora de casa (para um time estreante e novo, pode ser bem traumático e problemático!)

A média de idade fica em 20,6 anos, e há alguns nomes para olharmos com carinho: além de Tatiane Pacheco, que sempre foi muito bem no circuito de base, frequentando todas as seleções brasileiras (foi convocada por Ênio Vecchi para a adulta também), Patricia Ribeiro foi um dos destaques da A2 (21 pontos por jogo), Cristiane (a Kika) tem potencial para se estabelecer como uma boa pivô no país e as jovens Carolina Ribeiro (olho nesta ótima armadora de 1,80m, 17 anos e dona de uma visão de jogo acima da média), Maila e Érika Leite merecem destaque.

No sábado a estreia de São José é justamente contra São Caetano (18h, no ABC), e é bom ficar de olho no time, já tratado como o xodó de quem sempre cobramos renovação.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.