Topo

Bala na Cesta

Definidos os seis classificados na LDO

Fábio Balassiano

31/10/2011 15h20

Terminou ontem o segundo grupo da Liga de Desenvolvimento Olímpico (LDO), torneio Sub-21 promovido pela Liga Nacional de Basquete (LNB). Bauru (foto), com sete vitórias e representado pelo time do Regatas, de Campinas, Minas, que sempre faz um brilhante trabalho na base (6-1), e Brasília (5-2) avançaram ao hexagonal final e se juntam a Flamengo, Paulistano e Franca, também agremiações que têm tradição na formação de atletas.

Fica complicado analisar apenas em cima de números, e torço, sinceramente, para que os técnicos dos clubes e da Confederação tenham tido a oportunidade de ver as partidas, mas de longe e pelas estatísticas dá pra ver que alguns nomes que já se destacam nos torneios da base por aqui foram muito, muito bem. Henrique Coelho (Uberlândia), Leonardo Demétrio, Cauê (ambos do Minas), Olintho (também de Uberlândia), Ronald (Brasília) estão nesta trupe. E há também os que não são tão conhecidos, como o Robson, do Vitória e cestinha da competição com 19,1 pontos, Renato, do Vila Velha, a dupla de São José dos Campos (João Paulo e Luis Guilherme).

O que dá pra perceber é que há muito menino bom e querendo jogar basquete em alto nível surgindo. Está claro que a LNB deu o primeiro passo para a criação de um brasileiro de base que dure o ano todo. Que a Confederação Brasileira acorde e faça a sua parte nas demais categorias. O basquete nacional está atrasadíssimo, e precisa de iniciativas como a da LDO. Talentos há aos montes por aqui.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.