Topo

Bala na Cesta

Uma boa ideia sobre os brasileiros de base, por Marcelo Nogueira

Fábio Balassiano

11/10/2011 15h00

Todo mundo sabe que um dos assuntos que este blog mais curte é o basquete de base. Principalmente do amplo debate que acaba surgindo por aqui. E ontem, para a minha surpresa e alegria, recebi um email do Marcelo Nogueira, entusiasta da modalidade aqui no Rio de Janeiro e leitor fiel deste espaço. Marcelo mandou uma sugestão bem interessante. Olhem só!

"Oi, Bala, o motivo desse meu e-mail foi uma idéia que tive a partir da realização do Torneio da Liga de Desenvolvimento Olímpico (torneio promovido pela Liga Nacional de Basquete com equipes Sub21). Ainda que com todas as modificações realizadas na fórmula da disputa dessa competição, estou bastante esperançoso com a realização deste torneio da base – e agora com a chancela da LNB! Mas você sabe que não adianta ter esse tipo de trabalho somente na categoria sub-21. Então pensei: por que não realizar um torneio de âmbito nacional com as outras categorias de base, a partir do sub-15, mais ou menos nos mesmos moldes dessa LDO?

Uma idéia que poderia ser colocada em pauta junto a LNB, com o devido apoio da CBB e das federações, seria a realização de um torneio no início do ano com os campeões e vice-campeões estaduais das categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil de cada estado, para se tirar daí o "campeão brasileiro da base". A fórmula poderia ser nos mesmos moldes da LDO e as divisões classificadas de acordo com a colocação de cada estado no brasileiro de seleções estaduais. Sabemos que faltam recursos e que os calendários são muitas vezes conflitante. Além disso, alguns times do NBB não estariam representados, mas um torneio desses no final de janeiro seria ótimo para o começo da temporada dos times de base e também um incentivo ímpar para a garotada dos clubes. Fica aqui a idéia para ser debatida!

O que você acha? Saudações basquetebolísticas! Abraço, Marcelo".

Vou deixar para responder ao Marcelo amanhã ou depois, mas queria saber de vocês o que pensam da ideia do Marcelo. A caixinha está aberta para o debate!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.