Topo

Bala na Cesta

Brasil bate Austrália e fica com medalha de bronze no Mundial Sub19

Fábio Balassiano

31/07/2011 19h07

O Brasil acaba de vencer a Austrália por 70-67 para conquistar a medalha de bronze no Mundial Sub19 do Chile. Esta é a primeira vez na história dos mundiais da categoria que a seleção feminina conquista uma medalha, e a esperança que fica é que esta geração seja aproveitada nos times de cima (principalmente em seus clubes). Damiris (foto), que começou o jogo errando demais (4/14 no primeiro tempo), teve absurdos 6/7 no segundo para fechar com 26 pontos, 13 rebotes, quatro roubos e dez (10!) faltas sofridas. Atualização do post (21:33): Damiris foi escolhida a MVP da competição (sensacional isso!).

O Brasil começou bem o jogo (20-16), mas novamente caiu de produção no segundo período. Levou uma sequência de 18-4, viu as australianas abrirem diferença e foram pro intervalo perdendo por dois pontos. Na volta, porém, tudo mudou. Damiris passou a acertar, Mariana Lambert esteve sublime (14 pontos em 14 minutos) e Tássia controlou a peleja (13 pontos e duas assistências). No último período, o nervosismo das duas equipes ficou latente (natural, claro!), mas as brasileiras conseguiram segurar a vantagem e foram felizes nos lances-livres finais.

Parabéns às meninas e ao técnico Luiz Cláudio Tarallo, que lutaram e conseguiram atingir o objetivo (a festa no final, com direito a dança – inclusive de Hortência, a diretora do departamento feminino – foi bacana demais!). Que a Confederação Brasileira continue investindo nessa geração, que, conforme este blogueiro vem dizendo há mais de seis meses, é excelente, e que os técnicos da seleção adulta e dos clubes passem a dar tempo de quadra para elas. É com Damiris, Tássia e companhia que o basquete feminino deve seguir daqui para frente. Elas e Tarallo merecem aplausos.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.