Topo

Bala na Cesta

A inspiração

Fábio Balassiano

29/06/2011 00h22

A seleção brasileira começa amanhã a sua caminhada no Mundial Sub-19 da Letônia. Na primeira fase, medirá forças com Rússia (primeiro rival), Polônia e Tunísia, e se quiser ir longe pode olhar para um passado não tão distante como inspiração.

Foi em 2007 que o país teve um dos melhores desempenhos em competições classe A das categorias de base. No Mundial Sub19 da Sérvia, o time comandado por José Neto (que também será o técnico na edição deste ano) chegou na quarta colocação e empolgou tanto pelos resultados quanto pela postura apresentada em quadra.

E as semelhanças não param por aí. Paulão (23 pontos e 14,7 rebotes), em 2007, e Lucas Bebê, agora, são os pivôs dominantes, e Betinho (14,3 pontos e 2,9 assistências apesar dos trágicos 2/17 na semifinal e no jogo do terceiro lugar) e Raulzinho, as bolas de segurança de fora do garrafão. Além disso, o elenco de quatro anos atrás era consistente e bem aproveitado por Neto (sete jogaram por 12,5 minutos ou mais e cinco registraram 7,5 pontos pra cima). Agora o mesmo treinador pode acontecer com Taddei, Erick, Bruno, Cristiano, Vezaro, Aguirre, Leonardo etc.

Se isso não fosse o bastante, o time de 2007 conseguiu entender quão importante era "alimentar" Paulão no garrafão para garantir um lugar entre os quatro melhores do mundo (ele arremessou 24,3% dos tiros do time na competição, e não decepcionou com 56,3,% nos chutes). O resultado foi o melhor em mundiais da categoria desde 1983 (o time comandado por Claudio Mortari tinha Paulinho Villas Boas, Pipoka, entre outras feras) e deu alguma esperança de renovação no basquete brasileiro (que acabou não acontecendo, pois poucos "vingaram" de fato – talvez, na verdade, apenas o pivô ainda jogue em grande nível).

Que o time de 2007 sirva de inspiração para o time de 2011. O basquete brasileiro precisa de resultados internacionais positivos. Sucesso pra eles a partir de amanhã.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.